Negócios

Qatar Airways mira na China em projeto de expansão

Companhia anunciou compra de 5% da China Southern Airlines; país asiático deve se tornar o principal mercado aéreo até 2023

Qatar Airways mira na China em projeto de expansão

A Qatar Airways está expandindo suas operações ao redor do mundo com aquisição de ações - AFP

A Qatar Airways mira na China como estratégia de expansão. Nesta quarta-feira (2), a empresa anunciou a compra de 5% da China Southern Airlines, a maior companhia aérea do país asiático, publicou a CNN. As ações foram adquiridas no mercado de Hong Kong e Xangai e representa o primeiro grande investimento na China feito pela companhia gerida pelo governo do Qatar.

Akbar Al Baker, CEO da Qatar Airways, disse que o aporte oferece “grande potencial.” “A China Southern Airlines é uma das companhias aéreas de maior prestígio no mercado doméstico chinês e um importante player de mercado no mundo”, afirmou.

O avanço no mercado chinês não é novidade no segmento. As norte-americanas American Airlines e Delta já possuem participações na China Southern e na China Eastern, respectivamente.

As viagens aéreas estão crescendo rapidamente na China. A Associação Internacional de Transporte Aéreo espera que o país supere os Estados Unidos como o maior mercado de aviação do mundo até 2023. Segundo analistas, o crescimento é alimentado pelos gastos da classe média do país em viagens domésticas e ao exterior.

Operações ao redor do mundo

A Qatar Airways está expandindo suas operações ao redor do mundo. A companhia é  proprietária de 20% do International Airlines Group, controladora da British Airways, e de 10% das empresas Cathay Pacific e LATAM Airlines Group , além de deter 49% da Air Italy.