O rótulo imita um ícone da região de Bordeaux, o Petrus. O nome, Putos, palavra que em Portugal é sinônimo de meninos, aqui no Brasil soa ofensivo. Mas as provocações bem-humoardas param na garrafa. Os três vinhos (branco, rosé e tinto) criados pelos comediantes Danilo Gentile, Oscar Filho e Diogo Portugal, são bem mais sérios do que podem parecer.

Produzidos no Alentejo, região portuguesa famosa por seus vinhos de ótima relação entre preço e performance, são distribuídos no Brasil com exclusividade pelas importadoras Casa Flora e Porto a Porto.

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“Pensei que o rótulo tinha que ser semelhante ao de um vinho de grande prestígio para contrastar com o nome divertido e os nossos rostos”, afirmou Danilo Gentili, autor das caricaturas que estampam cada garrafa. “É o equilíbrio entre o sério na forma e o divertido na essência”.

Mais que divertido, o tinto é macio e saboroso. Elaborado com as uvas Alicante Bouschet, Aragonez e Trincadeira, tem aromas de frutas vermelhas maduras, como amoras e groselhas, e notas de baunilha. Já o rosé é um corte de Aragonez, Syrah e Touriga Nacional que resulta fresco e delicado, com notas de framboesas e morangos. O branco, com as uvas Antão Vaz, Gouveio e Arinto, lembra pêssego, com boa acidez. Para Diogo Portugal, que convenceu os colegas humoristas a embarcar do mundo do vinho, a ideia era lançar produtos de ótima qualidade e acessíveis. “Esperamos que as pessoas consumam em momentos divertidos”. Cada garrafa chega ao consumidor final por atraentes R$ 58, valor bem adequado ao pode ser chamado hoje de vinho do dia a dia.