Por Tom Balmforth

KIEV (Reuters) – O presidente russo, Vladimir Putin, não é sincero sobre as negociações de paz com a Ucrânia e está levando a guerra a um novo nível de “barbárie” ao tentar cortar a energia de civis, disse uma das principais diplomatas dos Estados Unidos no sábado.

Os EUA, na figura da subsecretária de Estado para Assuntos Políticos, Victoria Nuland, encontraram o presidente Volodymyr Zelenskiy e outras autoridades ucranianas sêniores em Kiev para demonstrar apoio em um momento em que a Rússia está tentando destruir a infraestrutura energética do país.

“A diplomacia é obviamente o objetivo de todos, mas você precisa ter um parceiro disposto”, disse Nuland a repórteres. “E é muito claro, sejam os ataques energéticos, seja a retórica do Kremlin e a atitude geral, que Putin não é sincero ou está pronto para isso”.

O presidente norte-americano, Joe Biden, disse na quinta-feira que estava preparado para conversar com Putin caso o líder russo estivesse interessado em encerrar a guerra. Mas a ideia cessou rapidamente depois que o Kremlin disse que o ocidente deveria reconhecer a anexação de quatro regiões ucranianas declarada por Moscou.

Essa reação da Rússia, disse Nuland, mostrou “como eles não estão sendo sérios”.

A Rússia tem realizado grandes ataques à infraestrutura de transmissão e aquecimento da Ucrânia quase que semanalmente desde outubro, no que Kiev e seus aliados dizem ser uma campanha deliberada para prejudicar civis e um crime de guerra.