No universo dos uísques artesanais, a técnica de finalização em barris secundários após a primeira maturação tem dado origem a rótulos exclusivos e inovadores. Vale tudo: de barricas usadas na produção de cerveja a barris de vinho. É o caso do Union Autograph Wine Cask Finish Extra Turfado, envelhecido durante oito anos em carvalho americano usado anteriormente para maturar bourbon e finalizado por um período entre 12 e 24 meses em barris de carvalho que maturaram vinhos. O nome até pode enganar, mas a bebida não é produzida por alguma destilaria artesanal dos Estados Unidos, um dos países de maior tradição em uísque, e sim no meio do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS), região que recebeu a primeira indicação geográfica reconhecida do Brasil na produção de vinhos.

É lá que está a Union, destilaria que atua na produção de uísque nacional há quase cinco décadas, fornecendo matéria-prima para outros engarrafadores, mas que apenas recentemente decidiu lançar os próprios rótulos. A primeira fábrica fica em Veranópolis (RS), mas atualmente está parada. A produção é feita na nova unidade, mais moderna, inaugurada em 2015. As primeiras garrafas com o rótulo da Union saíram apenas em 2019 e ganharam mais atenção por causa da pandemia e da venda on-line.

“Vislumbramos uma oportunidade no segmento dos engarrafados e iniciamos um trabalho de valorização dentro de uma tendência de produtos premium”, afirmou o diretor-executivo da Union, Luciano Borsato. “O mercado nacional sempre trabalhou com produtos de entrada.” Embora longa, a história da produção de uísque em terras brasileiras não é exatamente conhecida por rótulos repletos de prêmios. Por muito tempo, o que se encontrava aqui eram apenas versões simples e baratas. A situação está mudando. O portfólio da Union é enxuto, mas focado em qualidade. Há um blended e variações de um pure malt (feito apenas com cevada maltada): simples, turfado ou extra turfado (estes dois feitos com cevada defumada). Recentemente, a destilaria lançou a linha Autograph, que funciona como um laboratório. “Sem compromisso com a continuidade, podemos testar as preferências do consumidor”, disse Borsato. O primeiro rótulo foi o Union Virgin Oak, maturado em barricas virgens de carvalho americano. A recepção foi positiva a ponto da empresa considerar sua inclusão no portfólio fixo. O quarto e mais recente é o Wine Cask Finish Extra turfado.

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“Queremos desmistificar o consumo de uísque nacional ” Luciano Borsato diretor da Union Distillery.

RECEITAS INOVADORAS A Union não está sozinha. Em Minas Gerais, terra de grande tradição na produção de cachaça, está a Lamas Destilaria, outra marca que vem despertando a atenção dos conhecedores. A aventura começou como um hobby para os irmãos Márcio, Marcelo e José Carlos Lamas. O interesse de amigos e familiares fez o trio decidir mudar a chave e profissionalizar a fabricação. A decisão aconteceu em 2017, mas a destilaria foi oficialmente lançada em 2019. “Praticamente não temos vivência de mercado fora da pandemia. Participamos apenas de duas feiras antes de tudo ficar fechado”, disse Luciana Lamas, diretora de mar-keting e sócia da empresa.

Por não ter uma tradição centenária nem uma legislação tão rígida para a fabricação de uísque, há espaço para a inovação no Brasil. É esse segmento que a Lamas explora. Seus rótulos são mais ousados e envolvem, por exemplo, a finalização em madeiras brasileiras, como a amburana, muito usada na maturação de cachaças. O lançamento mais recente, Caburé, passou por bálsamo. As 500 garrafas do foram vendidas em menos de 24 horas.

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“Além das empresas desbravando o mercado há uma grande abertura do público ” Luciana Lamas sócia da Lamas Destilaria.

A consolidação do mercado passa por um amadurecimento do próprio consumidor, que ainda vê com surpresa e desconfiança a produção de uísques brasileiros. O turismo tem um papel importante nessa transformação. A Union já recebe visitantes e está localizada em uma região de grande interesse por causa do vinho. A Lamas também estuda mudar a sede, atualmente em Matosinhos, para um local mais próximo de Belo Horizonte com o objetivo de oferecer uma experiência mais completa, com restaurante e uma loja conceito. A longo prazo, o objetivo é transformar o uísque brasileiro em referência, como já aconteceu com outros países de menor tradição como Japão, Austrália e Canadá — que produziu o melhor rótulo do mundo de acordo com a edição de 2021 da Whisky Bible, escrita pelo britânico Jim Murray. “Nós tentamos atrair os olhos do mundo para cá. E vejo essa possibilidade com grande esperança”, disse Luciana.