Uma médica do Texas, nos Estados Unidos, percebeu um padrão em seus pacientes que pode revelar outro possível efeito colateral devastador do coronavírus: pulmões com cicatrizes graves.

+ Grupo Emirates começa a vacinar os seus funcionários contra a covid-19
+ Alemanha endurece e prolonga até meados de fevereiro medidas contra covid-19

A Dra. Brittany Bankhead-Kendall, cirurgiã de traumas do Centro de Ciências da Saúde da Texas Tech University, disse que está vendo cicatrizes pulmonares em alguns pacientes que tiveram Covid-19 pior do que o que ela vê nos pulmões de pessoas que fumam. Ela disse que notou a cicatriz pulmonar nas radiografias que tirou para problemas de saúde subsequentes e não relacionados.

“Comecei a perceber que todos esses pacientes que estamos atendendo, que estão fazendo radiografias de tórax que tiveram Covid no passado, estão aparecendo anormais”, disse a médica à rede de televisão FOX.

“Parece muito tecido denso com cicatrizes e que se estende por todo o pulmão”, explicou ela. “Além disso, estamos vendo sinais de congestão e fibrose.”

Ela disse que não está claro se a cicatriz pulmonar pode regredir com o tempo, mas disse que é improvável, sugerindo que a cicatriz pode ser permanente e causar problemas de saúde para os pacientes.