Não importa em que tipo de site você navegue, é quase impossível não ser impactado pelo formato de anúncios conhecidos como native ads, ou publicidade nativa, as pequenas caixas no pé das páginas com recomendações de links relacionados e publicidade. A americana Taboola é uma potência por trás desse formato, com 9 mil parceiros de propriedade digital, 13 mil anunciantes diretos e 500 milhões de usuários ativos diários. Agora, acaba de dar um novo passo em sua estratégia para se consolidar ainda mais no segmento. A empresa comprou a Connexity, focada em marketing para varejo e e-commerce, por US$ 800 milhões.

A aquisição integra a fórmula de crescimento que a companhia chama de “Recomendar Qualquer Coisa”, ou seja, ampliar a variedade de recomendações que faz junto a seus parceiros. “A tecnologia da Taboola, com a experiência de varejo da Connexity, ajudará a introduzir um novo tipo de oferta de recomendação na web aberta, conectada com conteúdo editorial”, disse Adam Singolda, fundador e CEO da Taboola. “Os leitores poderão facilmente comprar produtos relacionados às matérias que estão lendo.”

É ainda um reforço na crença da empresa no poder do e-commerce como forma de competir com os gigantes da publicidade on-line, como Google e Facebook. Somente nos Estados Unidos, o mercado de mídia atrelado ao comércio on-line é avaliado em US$ 35 bilhões, segundo dados da empresa eMarketer. Em 2019, a Taboola chegou a anunciar a fusão com a rival Outbrain em uma operação de US$ 850 milhões que daria origem a um concorrente importante para essas potências, mas o negócio foi desfeito. A Outbrain abriu o capital há uma semana e é avaliada em US$ 1,25 bilhão.

CAPITAL ABERTO A aquisição foi a maior operação da empresa desde que abriu o capital, em junho. O IPO foi feito a partir de uma fusão com a ION Acquisition Corp 1, uma Spac, ou Special Purpose Acquisition Company, veículo que vem ganhando relevância no mercado de capitais por facilitar a listagem de companhias. A transação gerou US$ 526 milhões. Atualmente, a Taboola é avaliada em US$ 2,03 bilhões e os papéis da companhia eram negociados a US$ 9,66 na quarta-feira (28).