Investimentos com publicidade digital nos Estados Unidos ultrapassaram a marca emblemática de US$ 100 bilhões pela primeira vez na história, segundo o Interactive Advertising Bureau (IAB) e a PricewaterhouseCoopers. Ao longo de 2018, o volume exato foi de US$ 107,5 bilhões, aumento de 22% em relação a 2017. A maior parte (US$ 69,9 bilhões) foi dirigida a meios móveis – já representam 2/3 das verbas –, contra US$ 37,6 bilhões (35%) da orientada a desktops. David Silverman, da PwC, disse que outros formatos demonstram performance consistente, como vídeo (alta de 37%,) e áudio digital (alta de 23%). No entanto, uma das preocupações sobre o setor permanece: a concentração das verbas pelo Facebook e pelo Google. Embora o relatório não separe empresas, ele mede a concentração nos 10 principais players. Em 2018, este grupo ficou com 77% do total do dinheiro, o maior porcentual na última década.

(Nota publicada na Edição 1120 da Revista Dinheiro)