Giro

Próxima cúpula do G7 será realizada em junho na Inglaterra

Próxima cúpula do G7 será realizada em junho na Inglaterra

Sessão de trabalho do G7 em Biarritz, na França, em 25 de agosto de 2019 - POOL/AFP

A primeira cúpula presencial do G7 desde o início da pandemia, e também a primeira com Joe Biden, está marcada para 11 a 13 de junho no sudoeste da Inglaterra, anunciou o governo britânico neste sábado (16).

A cúpula dos chefes de Estado e de governo das sete maiores economias ocidentais será realizada na cidade costeira de Carbis Bay, no condado inglês de Cornwall, segundo um comunicado do governo do Reino Unido, que preside o grupo este ano.

Além dos países do G7 (Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Japão, França, Alemanha e Itália), o governo britânico convidou Austrália, Índia e Coreia do Sul para participarem do encontro.

No ano passado, uma cúpula estava planejada para acontecer nos Estados Unidos, mas o presidente Donald Trump teve que cancelá-la devido à pandemia.



O Reino Unido enfrenta atualmente uma onda incontrolável de infecções atribuídas a uma nova variante mais contagiosa do coronavírus e está confinado pela terceira vez, mas espera poder suspender as restrições na primavera, graças à sua campanha massiva de vacinação.

“O primeiro-ministro (Boris Johnson) vai aproveitar esta cúpula do G7, a primeira a ser realizada cara a cara em quase dois anos, para pedir aos líderes que aproveitem a oportunidade de reconstruir (o mundo) melhor após o coronavírus, se reunindo para fazer um futuro mais justo, mais verde e mais próspero”, diz o comunicado.

Este é um ano crucial no cenário internacional para o Reino Unido, que pretende se consolidar como potência global após a saída da União Europeia.

Além da cúpula do G7, Londres assumirá a presidência do Conselho de Segurança da ONU a partir de fevereiro e sediará a 26ª conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas em Glasgow, na Escócia, em novembro.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel