O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que a obrigatoriedade da Prova de Vida voltará a valer a partir de janeiro. Os aposentados e pensionistas devem seguir o calendário segundo o mês de aniversário do beneficiário. O procedimento estava suspenso por conta da pandemia do coronavírus.

Segundo o INSS, cerca de 3,3 milhões de aposentados ainda não fizeram a atualização cadastral neste ano. No total, 32.994.656 já fizeram o procedimento, somando os recadastramentos realizados em 2020 e 2021.

+ INSS: aposentados começam a receber com reajuste em 25 de janeiro; veja valores e calendário

Aqueles que não realizarem a prova de vida durante o ano que vem, poderá perder o direito à aposentadoria. Em caso de atraso de mais seis meses, o INSS cancela o benefício. Em caso de cancelamento, o beneficiário deve ir ao banco e realizar a prova de vida. Com isso, a renda será reativada, e os pagamentos, liberados.

A atualização do cadastro pode ser feita em agências do INSS, nos bancos onde os beneficiários recebem as parcelas ou pelo aplicativo Meu INSS. Nesse último caso, o aposentado deve ter biometria facial cadastrada no sistema. Para quem deseja realizar a prova de vida ainda este ano, é realizar o recadastramento nas agências bancárias. Veja o calendário:

Vencimento da prova de vida                                        Prazo para atualização

Novembro de 2022 a junho de 2021                                      Janeiro de 2022

Julho e agosto de 2021                                                              Fevereiro de 2022

Setembro e outubro de 2021                                                    Março de 2022

Novembro e dezembro de 2021                                               Abril de 2022