Giro

Proposta da SEC sobre as emissões de gases de efeito estufa afetará as empresas nacionais

Crédito: Arquivo/Agência Brasil

Proposta exige que as empresas listadas nos EUA divulguem informações sobre as emissões de gases de efeito estufa e outros impactos climáticos (Crédito: Arquivo/Agência Brasil )

A SEC (Securities and Exchange Commision), instituição que regula o mercado de capitais dos Estados Unidos, acaba de apresentar uma proposta que exige que as empresas listadas no país divulguem informações sobre as emissões de gases de efeito estufa e outros impactos climáticos.

De acordo com a proposta, as companhias listadas deverão apresentar anualmente as emissões de gases de efeito estufa de suas atividades (escopo 1); as emissões relacionadas ao consumo de energia (escopo 2) e as emissões de sua cadeia produtiva (escopo 3). “Com relação ao escopo 3, trata-se do mais difícil de ser mensurado, pois trata-se das emissões indiretas não incluídas nos outros escopos, aquelas que não pertencem e/ou não são controladas pela companhia”, explica Ana Paula Alvarez Calil, sócia do Cescon Barrieu Advogados nas áreas de Bancário de Financiamentos, Mercado de Capitais, Private Equity e Fusões e Aquisições.



+ Empresas de Wall Street terão que divulgar emissões de gases do efeito estufa

De acordo com a especialista, a decisão da SEC se deu no dia 21 de março e impacta nas empresas brasileiras, pois os elementos centrais da proposta também se aplicarão a emissores estrangeiros, o que, dessa maneira, inclui as companhias brasileiras. Ela esclarece que no final do ano passado, a CVM, por meio da Resolução CVM nº 59, ampliou as exigências para que as companhias listadas divulguem informações sobre as questões de ESG. Diferentemente da proposta da SEC, a Resolução CVM nº 59 buscou orientar o mercado para a divulgação dos aspectos ESG, mas não instituiu uma obrigação de divulgação. “No entanto, caso a proposta da SEC seja aprovada, a empresa brasileira que for listada lá fora deverá cumprir com a nova regulamentação e fazer as divulgações necessárias nos seus arquivamentos lá fora.”

A advogada explica que caso aprovada, a proposta trará mais custos para as companhias no que se refere à coleta, organização e publicação dos dados. “Por outro lado, com este grau de transparência, estima-se que os investimentos nas companhias que tiverem um bom nível de ESG aumentem. Como a CVM, em muitos casos, tende a seguir as regulamentações da SEC, pode ser que muito em breve tenhamos mais novidades sobre as exigências de divulgação dos aspectos de ESG. Mais um estímulo para que a agenda ESG possa ser ampliada”, finaliza.

+ Confira 10 receitas para reaproveitar ou turbinar o arroz do dia a dia




Tópicos

açaí agro emissões carbono agro poluição Amazônia desmatamento Amazônia eleições Amazônia expectativas 2022 Amazônia propostas eleições 2022 amazônia queimadas aquecimento global oceanos aquecimento global poluição baixo carbono BCG bici letas pesquisa bicicletas pandemia biocombustíveis agronegócio biocombustíveis brasil biocombustíveis carro biocombustíveis cereal biocombustíveis cop26 biocombustíveis efeito estufa biocombustíveis eficiência biocombustíveis empresas produtoras biocombustíveis feitos de quê biocombustíveis fontes biocombustíveis onde usar biocombustíveis planta biocombustíveis política nacional biocombustíveis poluição biocombustíveis postos biocombustíveis produção brasil biocombustíveis quem usa biocombustíveis rendimento Bolsonaro política ambiental carbnoo futuro CDP ciclo de vida sustentabilidade CO2 sustentabilidade Como e onde acontece o efeito estufa? Como está a situação da Amazônia hoje? como o clima do mundo muda Cop 26 desmatamento ilegal Dia Mundial Sem Carro efeito estufa eleições 2022 Lula Bolsonaro embaixada do reino Unidos nega Bolsonaro emissões de carbono emissões de carbono agropecuária emissões de carbono brasil emissões ração gado empresas listadas Engaging the chain: driving speed and scale Escócia ESG G20 GEE GHG Protocol Glasgow Hamilton Mourão instagram Facebook derrubam live Bolsonaro ITAMARATY Jair Bolsonaro Joaquim Leite live Bolsonaro 2021 meio ambiente Salles Mercado financeiro Mercosul Ministério das Relações Internacionais Ministério do Meio Ambiente mobilidade urbana 2021 mudança climática 2021 mudança climática oceanos mudança climática projeção O que causa o efeito estufa artificial? O que é a Amazônia? O que é efeito estufa modificado? O que é efeito estufa resumo pequeno? o que é IPCC O que é o efeito estufa? O que polui o efeito estufa? O que provoca o efeito estufa na Terra? O que tá acontecendo na Amazônia 2021? Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas Pará Pará Natura Para The Nature Conservancy pegada de carbono Pesquisa do Bid petrobras reduz preço dos combustíveis poluição baterias poluição carros elétricos poluição clima poluição indústria automotiva quais os principais fatores para a mudança climática Quais são as causas e consequências do efeito estufa? qual a cidade mais poluída do mundo Qual o bioma da Amazônia? quanto ingerimos de carbono por dia SEC suply chain transporte alternativo 2021 uso de bicicletas