14/07/2010 - 21:00
A paraguaia Larissa Riquelme, uma desconhecida torcedora até dias atrás, sabe muito bem disso. Ela se tornou a musa da Copa da África do Sul sem sair de Assunção – tudo graças ao alcance da televisão e da internet . Antes mesmo de a seleção de seu país voltar para casa, depois da derrota para a Espanha, ela já posava quase sem roupa, para fotógrafos de jornais locais. A morena não confirma, mas a Playboy já teria feito uma volumosa proposta por um ensaio fotográfico. Quando Larissa começou a ganhar destaque na imprensa mundial graças a, digamos, seu corpo escultural, prometeu ficar nua caso a equipe paraguaia avançasse para a semifinal. Isso não aconteceu. Mas tudo bem. Ela mudou de ideia e vai tirar a roupa mesmo assim.
Outdoor
Do lado de fora
A Copa da África se tornou a maior vitrine da publicidade não apenas nos estádios, mas fora deles. Só em outdoors, a propaganda não oficial gerou quase US$ 130 milhões ao mercado local durante os jogos. É hora de pensar nisso. Afinal, São Paulo, onde outdoor é proibido, deverá receber jogos na Copa de 2014.
Jornais
Bombeiro Hawilla
Dias atrás, o empresário J.Hawilla atuou como bombeiro. O Bom Dia ABCD, franqueado para a família Cortegosso, quase encerrou suas atividades com apenas um ano de existência. Para evitar problemas, ele assumiu o jornal.
Mídia
O salto do Metro
Enquanto jornais do mundo todo lutam para manter o faturamento com as vendas em queda, o grupo alemão Metro, que edita tablóides gratuitos, registra uma disparada na tiragem. Puxada pelo Brasil, a circulação mundial aumentou de 5,5 milhões para 28 milhões de exemplares em oito anos. Em poucos dias, uma nova edição estreará em São Paulo: o Metro Magazine.
Internet
A queda no Twitter
A popularização do Twitter no Brasil, principalmente durante a Copa, não impediu que o País perdesse para a Indonésia a terceira posição no ranking mundial de usuários. Segundo a consultoria francesa Semiocast, os brasileiros responderam por 11% do total de acessos em junho – em maio, esse índice era de 11,5%. Nesse período, a Indonésia passou de 10% para pouco mais de 11%. Os EUA, caíram de 30% para 25%, e os japoneses cresceram de 15% para 18%.
Campanha
São Paulo, 360º
O setor automobilístico conheceu nesta semana uma campanha inusitada. A agência digital Rumba desenvolveu para a Citroën do Brasil um hotsite com as primeiras imagens em 360º totalmente navegáveis de São Paulo. Quem acessar o Algo está no Ar nas mídias sociais no site da montadora poderá circular pelas ruas da cidade dentro do novo modelo Citroën Aircross.
Bate-papo
Adriano Rayol, diretor da Uplay Mobile, fala sobre o marketing via celular
O mercado de conteúdo para celular disparou nos últimos anos. Por quê?
Curiosamente, o volume de downloads por smartphones tem caído mês a mês. Por outro lado, há uma clara popularização dos telefones com acesso à internet, que já representam 7% do total de aparelhos no mundo. No ano passado, só nossa empresa gerou um volume de três milhões de downloads, proporcionando uma receita de R$ 12 milhões para as operadoras e portais.
Essa é a receita para as operadoras ampliarem o faturamento?
Também. Cada vez mais, as operadoras e empresas do setor agregam serviços no celular, com jogos, vídeo e imagens integrados. Tem
se tornado muito comum também o envio de notícias por SMS. Assim, estamos distribuindo imagem, texto e vídeo agregados, o que gera receita tanto em publicidade quanto em venda de pacotes de dados.
Qual a tendência para esse setor?
Apesar da queda nos últimos meses, a tendência é de que tenhamos em 2010 um aumento de 30%, em comparação ao ano passado. Isso porque novos serviços estão surgindo e o custo caindo.