Giro

Projeto de Elon Musk faz macaco controlar videogame com a mente

Crédito: Reprodução/Divulgação

Em um vídeo postado no YouTube, a empresa apresenta um macaco, chamado Pager, movendo um cursor em uma tela de computador com atividade neural (Crédito: Reprodução/Divulgação)

Um dispositivo Neuralink foi implantado em um macaco para jogar mind-pong. Esse equipamento é uma interface cérebro-máquina que Elon Musk projetou para que pessoas com paralisia possam operar computadores e dispositivos móveis através da atividade cerebral no futuro.

Em um vídeo postado no YouTube, a empresa apresenta um macaco, chamado Pager, movendo um cursor em uma tela de computador com atividade neural usando um dispositivo de transmissão e gravação de dados neurais de 1.024 eletrodos totalmente implantado, denominado N1 Link.

+ Startup de Elon Musk apresenta sistema de túneis em Las Vegas

Como funciona o dispositivo Neuralink?

Os pesquisadores implantaram o Link nas áreas da mão e do braço do córtex motor, uma parte do cérebro que participa do planejamento e execução dos movimentos. Eles colocaram Links bilateralmente: um no córtex motor esquerdo (que controla os movimentos do lado direito do corpo) e um no córtex motor direito (que controla o lado esquerdo do corpo).

Os neurônios do córtex somatossensorial respondem ao toque e os neurônios do córtex visual respondem aos sinais visuais. Da mesma forma, os neurônios no córtex motor modulam sua atividade antes e durante o movimento, e acredita-se que participar do planejamento, iniciação e controle dos movimentos voluntários Neuralink explica em um comunicado.

Muitos neurônios no córtex motor são sintonizados direcionalmente, ou seja, mais ativos do que outros para direções específicas de movimento. Diferentes neurônios são sintonizados em diferentes direções de movimento.

Ao modelar a relação entre os diferentes padrões de atividade neural e as direções de movimento previstas, um modelo pode ser construído (ou seja, “calibrar um decodificador”) que pode prever a direção e velocidade de um movimento futuro ou planejado.

“Podemos ir além de apenas prever o movimento mais provável previsto, dado o padrão atual de atividade cerebral: podemos usar essas previsões para controlar, em tempo real, os movimentos de um cursor de computador, ou no vídeo uma barra MindPong ”, explica Neuralink.

Neurônios com direções preferenciais para cima aumentam claramente suas velocidades de disparo conforme o macaco move sua barra MindPong para cima, e aqueles com direções preferenciais para baixo aumentam sua velocidade de disparo conforme Pager move sua barra para baixo.

Com os macacos, o decodificador foi calibrado mapeando os padrões de atividade neural para os movimentos reais (joystick). No entanto, os responsáveis ​​pelo experimento indicam que eles não serão capazes de usar essa estratégia para pessoas com paralisia.

Uma pesquisa anterior do consórcio BrainGate mostrou que os neurônios no córtex motor permanecem direcionalmente sintonizados com a intenção de movimento, mesmo em pessoas com paralisia, e que é possível calibrar um decodificador como a pessoa imagina simplesmente movendo um mouse em um tapete ou um dedo em um pad. ‘trackpad’ para guiar um cursor que se move automaticamente para os alvos apresentados. Uma vez que o decodificador é calibrado,a pessoa pode escrever e-mails e mensagens de texto, navegar na web ou qualquer outra coisa que possa ser feita com um computador, apenas pensando em como você deseja que o cursor se mova.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel