Geral

Projeto de avião com pouso vertical pretende acabar com aeroportos

Os aviões que a empresa pretende criar - durante seis anos pensando no design, 15 protótipos foram criados - comportarão até seis pessoas e inicialmente irão realizar trajetos simples, principalmente pontes aéreas, na velocidade de jatos

Projeto de avião com pouso vertical pretende acabar com aeroportos

A Transcend Air pretende acabar com a parte mais massante de viajar: aeroportos. Para isso, pretende criar um avião que consiga levantar voo verticalmente, abrindo mão de extensas pistas de pouso e consequentemente toda a burocracia necessária para embarcar.

Os aviões que a empresa pretende criar – durante seis anos pensando no design, 15 protótipos foram criados – comportarão até seis pessoas e inicialmente irão realizar trajetos simples, principalmente pontes aéreas, na velocidade de jatos. Para funcionar como uma companhia aérea, a Transcend já está atrás da FAA (a ANAC, americana) para garantir que atende todos os requisitos para funcionar comercialmente, porém o processo é demorado e a previsão de regulamentação é de 2024.

A partir desta data, a empresa pretende realizar o voo de Nova York para Boston em 36 minutos, Los Angeles-San Francisco em 55 minutos e Montreal até Toronto em um hora. A Transcend ainda pensa em atuar em outros 46 pares de cidades nos Estados Unidos, além de ter planos internacionais.

O plano da companhia é criar piers que servirão de pistas de pouso. Segundo a Transcend, diversos centros comerciais ficam perto do mar ou de lagos, facilitando a localização de embarque. Outro ponto levantado é o preço, mais barato que a média. O trajeto NY-Boston sairá por US$ 283 segundo projeção.