Giro

Projeto da Guerra Fria faz revelação alarmante sobre a geleira da Groenlândia

Crédito: Reprodução/Pexels

Em um novo estudo, eles sugerem que o manto de gelo da Groenlândia derreteu e se reformou pelo menos uma vez no último milhão de anos. (Crédito: Reprodução/Pexels)

Durante a Guerra Fria, os cientistas do Exército americano planejaram esconder centenas de ogivas nucleares sob o manto de gelo da Groenlândia. Era 1960 e se uma guerra nuclear estourasse, os EUA queriam estar perto o suficiente para atacar a União Soviética com mísseis de médio alcance.

Mas o projeto ultrassecreto foi abandonado. Porém o trabalho não foi totalmente infrutífero, já que os geólogos seguraram amostras de solo antigo a cerca de 4.500 pés abaixo da superfície do gelo.

+ Neymar compra mansão dos pais de atual namorado de Marquezine por R$ 13 mi

Os pedaços congelados foram armazenados em potes de biscoitos de vidro por cinco décadas, até que pesquisadores da Universidade de Vermont descongelaram os pedaços. Os mantos de gelo normalmente pulverizam e destroem tudo em seu caminho, mas o que os pesquisadores descobriram foram estruturas delicadas de plantas, perfeitamente preservadas, como se tivessem “morrido ontem”, disse Andrew Christ, um dos cientistas.



Os resultados sugeriram que deve ter havido um período sem gelo na região muito mais recentemente do que os cientistas imaginavam anteriormente. Em um novo estudo, eles sugerem que o manto de gelo da Groenlândia derreteu e se reformou pelo menos uma vez no último milhão de anos. Antes disso, os cientistas pensavam que o atual manto de gelo já existia há cerca de 3 milhões de anos.

O estudo traz evidências que uma atmosfera mais quente levará ao total derretimento do gelo da Groenlândia – processo que parece já ter alcançado um ponto sem volta: “Esta não é uma questão a ser resolvida daqui a 20 gerações; este é um problema urgente para os próximos 50 anos”, concluiu o geocientista Paul Bierman.

Veja também
+ Como podcasts podem ajudar na educação financeira do brasileiro
+ Mistério: mulher descobre que não é a mãe biológica de seus próprios filhos
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km