A cidade de Barcelona, na Espanha, vai proibir que as pessoas fumem em quatro das praias mais populares da cidade: Sant Miquel, Somorrostro, Nova Icària e Nova Mar Bella.

Trata-se de uma iniciativa levada a cabo pelas autoridades locais para conseguir “praias sem tabaco” e ar mais puro. A proibição começa no dia 29 de maio e vai durar até 12 de setembro.

+ Bolsonaro anuncia redução no imposto de importação de bicicletas

A medida foi anunciada pelo conselheiro para a Emergência Climática e Transição Tecnológica, Eloi Badia, e pela conselheira da Saúde, Gemma Tarafa, que considera que a iniciativa vai permitir melhorar a qualidade do ar e “avançar em direção a uma cidade saudável e sem fumo”.

Segundo os dois conselheiros, apesar de não estar previsto um regime de sanções, quem não cumprir a medida poderá ser multado por desrespeitar as autoridades, afirmam ao jornal espanhol ABC.

Como afirmou Gemma Tarafa, o número de mortes atribuíveis ao consumo de tabaco ultrapassa 2 mil por ano, enquanto se estima que os mares e os oceanos recebam uma quantidade de cinco bilhões de bitucas de cigarro anualmente.

O objetivo passa ainda por estender a medida a outras praias e mitigar o efeito do tabaco na comunidade. Se a iniciativa for bem-sucedida, outras seis praias da cidade, bem como parques podem ser incluídos na restrição no próximo ano.