Após focar esforços para combater a pandemia em todo o estado de São Paulo, o governo paulista lançou em setembro do ano passado o programa Pró SP, considerado a maior iniciativa que engloba obras de infraestrutura da história, com estimativa recorde de investimentos na ordem de R$ 47,5 bilhões.

Já em andamento, o programa reúne números expressivos. Além da verba prevista, envolve a realização de 8 mil obras – entre iniciativas públicas e decorrentes de 11 concessões e PPPs (Parcerias Público Privadas) – e a geração de 200 mil empregos.

Para este ano, o orçamento do Estado trabalha com investimentos na ordem de R$ 25 bilhões, além dos R$ 22,5 bilhões que foram aplicados em 2021.

O montante confirma a maior recuperação da capacidade de investimento paulista desde 2015, quando o Estado aplicou R$ 18,5 bilhões em investimentos. Se comparado aos orçamentos anuais geridos pela atual administração, o salto foi de 81% ante os R$ 12,4 bilhões de 2020.

Na época do lançamento, o Governo do Estado destacou a importância da iniciativa como sendo o maior programa de obras da história de São Paulo. O Pró SP nasceu grande,  gerando oportunidades, empregos, benefícios e melhor qualidade de vida para a população.

As obras

Entre as principais iniciativas do programa estão obras de ampliação do Metrô, como a Linha-6 Laranja e extensão da Linha-2 Verde, construção da Linha-17 do monotrilho e as extensões da Linha-2 Verde e ampliação da Linha-9 da ViaMobilidade.

A despoluição do rio Pinheiros, por meio do programa Novo Rio Pinheiros, os Contornos da Rodovia dos Tamoios, o Hospital Pérola Byington e a concessão rodoviária Piracicaba-Panorama, com mais de 1,2 mil quilômetros de extensão, também integra o Pró SP.

Além disso, fazem parte da iniciativa obras do programa Novas Estradas Vicinais, que deve demandar mais de R$ 6,5 bilhões em investimentos para recuperar 5.800 quilômetros em 641 vias. Desde 2021, o Estado está investindo para recuperar e modernizar as rodovias do estado.

Também foram incluídas obras de logística, mobilidade, agricultura, segurança pública, saúde, administração penitenciária, educação e turismo.

É São Paulo fazendo história!
Pró São Paulo: por um transporte mais moderno, acessível e eficiente

Programa abrange desde a construção da nova Linha-6 Laranja, reforma de 30 estações da CPTM e ampliação da Linha-9 Esmeralda

O programa Pró SP, considerado um dos maiores da história do governo de São Paulo com foco em infraestrutura, tem em seu escopo diversas ações relevantes quando o assunto é mobilidade. Um dos focos é o transporte sobre trilhos.

Nesse sentido, o governo paulista deu início a várias obras importantes tanto de  Metrô quanto de trem  No metrô, uma delas foi a retomada das obras na Linha-6 Laranja, que demanda um investimento total na ordem de R$ 15 bilhões.

Feita por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada), a construção da Linha-6 Laranja está sendo feita pela Linha Universidade, que tem o grupo Acciona como um de seus sócios. Retomada em 2020 e com previsão de entrega em 2025, a nova linha contará com 15,3 km de extensão e ligará o bairro da Brasilândia à estação São Joaquim, no centro de São Paulo, da Linha-1 Azul.

O projeto conta com 15 novas estações como Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Pompeia, Perdizes, Cardoso de Almeida, Angélica, Pacaembu, Higienópolis-Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim, além da expectativa de geração de cerca de 9 mil empregos.

Trens para a L-9 Esmeralda: um novo padrão de qualidade

O Consórcio ViaMobilidade Linhas 8 e 9, formado pelo Grupo CCR e Ruas Investimento e Participações, que ganhou a licitação para a operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Serão investidos cerca de R$ 3,8 bilhões nas duas linhas.

O montante envolve a reforma de 30 estações, ampliação de outras seis – Pinheiros, Antônio João, General Miguel Costa, Osasco, Jardim Silveira e Imperatriz Leopoldina – além da construção de um novo terminal.

Segundo o governo paulista, o investimento é mais um passo para melhorar ainda mais o  serviço de trem metropolitano, com intervalos menores de parada dos trens, estações mais novas e completa acessibilidade.

A concessão também prevê modernização e implantação de novos sistemas de telecomunicação, repotencialização do sistema de energia e adequações nos sistemas de via permanente.

A lista das obrigações ainda inclui a aquisição de 34 trens novos, a renovação do pátio de Presidente Altino e investimentos para transferir as atividades de manutenção da ViaMobilidade para um novo espaço.

Linha-9 Esmeralda terá  duas novas estações

Na expansão da Linha-9 Esmeralda está prevista a construção de duas novas estações – Bruno Covas -Mendes/Vila Natal, entregue no ano passado, e Varginha, que será entregue  ainda neste ano, que inclui um trecho adicional de 4,5 km. Atualmente, a Linha-8 Diamante atende a seis municípios, com 41 km de extensão e 22 estações. Já a Linha-9 Esmeralda cobre dois municípios, com 31,8 km de extensão e 18 estações.


Vida nova ao Rio Pinheiros e menos trânsito na Castello Branco
Revitalização de um dos principais cartões postais da capital e ampliação das marginais de rodovia fazem parte do Pró SP


Outra obra de grande relevância do programa Pró SP envolve um dos cartões postais  mais importantes da cidade: o Rio Pinheiros. O programa Novo Rio Pinheiros, feito pela Sabesp e governo do Estado, tem como intuito revitalizar esse importante símbolo da cidade.

 

A meta é melhorar a qualidade das águas do rio e integrá-lo completamente ao município até o fim deste ano, reduzindo o esgoto lançado em seus afluentes, trazendo de volta a vida para suas águas e condições mais dignas de moradia com o saneamento implantado nos bairros e comunidades.

O Rio Pinheiros tem 25 km de extensão e recolhe águas de uma bacia de 271 km², em uma área onde vivem 3,3 milhões de pessoas.

Por meio do programa, a Sabesp já conectou 622 mil imóveis ao sistema de tratamento de esgoto, o que representa 104% da meta prevista (533 mil domicílios).

Isso significa que 1,8 milhão de pessoas passaram a ter o esgoto encaminhado para tratamento na Grande São Paulo (o equivalente à população de Porto Alegre ou Recife).

O programa tem ainda a limpeza de lixo do rio, sendo que nos últimos dois anos foram retiradas mais 71 mil toneladas de material descartado no Pinheiros, especialmente plásticos.

Castello Branco: ampliação de suas marginais

Além do Rio Pinheiros, o governo de São Paulo também voltou suas atenções para a ampliação das marginais da rodovia Castello Branco, no trecho entre Barueri até Itapevi e Jandira.

Com um investimento de cerca de R$ 815,3 milhões, as obras envolvem a construção de vias marginais no trecho do km 22 da rodovia ao km 27 e uma faixa adicional do km 27 ao km 31, além da remodelação dos trevos de acesso a Barueri e ao bairro de Alphaville.

Segundo o governo paulista, as obras são fundamentais para melhorar o trânsito, eliminar gargalos e evitar congestionamentos, garantindo mais segurança para os usuários e desenvolvimento para as cidades que integram a região. É uma obra importante para os cidadãos que utilizam a rodovia todos os dias e sabem o quanto é difícil sair e voltar para casa em horários de pico.

Mobilidade: monotrilho para o Aeroporto de Guarulhos

Conexão será feita pela Linha-13 Jade da CPTM; sistema vai interligar trem e metrô aos Terminais 1, 2 e 3, trazendo conforto e rapidez ao transporte de passageiros

A preocupação com a mobilidade é um dos pontos altos do programa Pró SP. No quesito trilhos, um dos objetivos do Governo do Estado é melhorar o acesso ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, o maior da América do Sul.

Em fevereiro passado, o governo paulista anunciou o início imediato das obras do monotrilho do aeroporto de Cumbica, cuja conexão será feita pela Linha-13 Jade da CPTM. O sistema vai  interligar trem e metrô aos Terminais 1,2 e 3 do aeroporto.

Com investimento privado estimado em R$ 272 milhões, custeado com recursos da outorga da concessionária GRU Airport, o projeto de mobilidade é um esforço conjunto do Governo de São Paulo e da administração federal.

 

Estrutura da nova via de acesso

O monotrilho vai oferecer uma ligação rápida, confortável e atraente entre os terminais do aeroporto de Guarulhos e a CPTM. Ao todo, serão 2,6 km de vias elevadas, com quatro estações que poderão ser percorridas em apenas seis minutos.

 

Os trens automáticos, movidos a ar, são sustentáveis e tem a capacidade de transportar até 4 mil pessoas por hora. Além disso, serão equipados com ar-condicionado, wi-fi, espaço para bagagens e painéis de informações conectados ao aeroporto.

 

Segundo o Estado, a expectativa é que, após seis meses da inauguração, seja possível transportar pela via mais de 50 mil passageiros por dia.

 

Além de facilitar a vida dos passageiros, o monotrilho também atenderá a necessidade de deslocamento dos funcionários do aeroporto.

 

O trecho entre a Linha 13-Jade da CPTM e os Terminais 1, 2 e 3 do aeroporto será gratuito.

 

Movimentação diária

A movimentação de passageiros no Aeroporto de Guarulhos é intensa todos os dias. Segundo dados da GRU Airport, concessionária que administra o local, em março 2,66 milhões de passageiros passaram pelo local.

Durante o mês de março, o aeroporto contabilizou 1,9 milhões de passageiros provenientes de voos nacionais, com uma média diária de 473 pousos e decolagens. Já o tráfego internacional foi responsável por 28,4% do volume total de passageiros transportados em março, registrando 24,4 mil viajantes por dia.

Atualmente, o aeroporto conta com 33 empresas nacionais e internacionais, operando regularmente para 41 destinos no exterior.

 

Rodovia dos Tamoios ganha nova pista

Via permite que os motoristas façam viagens mais rápidas para o Litoral Norte de São Paulo

Desde o mês de março, os cidadãos que vão para o Litoral Norte passaram a fazer a viagem em menos tempo e com mais segurança. O governo de São Paulo viabilizou a nova pista da Rodovia dos Tamoios – obra de infraestrutura que faz parte do programa Pró SP, da gestão estadual – que conta com 22 km de extensão e liga a região ao Vale do Paraíba.

 

A nova pista funciona para a subida e reduz pela metade o tempo de viagem – os motoristas agora percorrem o trajeto em cerca de 16 minutos, com velocidade máxima de 80 km/h.

 

Esse trecho da serra representa a entrega da obra de engenharia mais sofisticada da história rodoviária do Brasil, usando uma tecnologia internacional que minimizou possíveis danos ambientais.

 

A nova pista é um moderno complexo viário composto de obras de arte, seis viadutos e quatro túneis – sendo um deles com extensão de 5.555 metros, o maior túnel rodoviário do país, que exigiu a escavação de mais de 1,7 milhão de metros cúbicos de rochas.

 

Com investimentos na ordem de R$ 3 bilhões e geração de cerca de 3 mil empregos, de acordo com dados do Estado, a duplicação beneficia diretamente cerca de 3,3 milhões de habitantes dos municípios de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e de todo o Vale do Paraíba, oferecendo conforto e segurança aos mais de 22 milhões de pessoas que utilizam a rodovia por ano.

 

Além da entrega da duplicação do trecho de serra, também foram abertos ao tráfego outros 4 km entre a Rodovia dos Tamoios e o entroncamento com a pista ascendente (já existente na rodovia), que contempla os novos Contornos, em Caraguatatuba.

 

O novo trecho em serra será dedicado exclusivamente à subida (sentido São José dos Campos), enquanto a serra antiga, que contém duas pistas e acostamento, passou a ser utilizada apenas para descida (sentido Litoral).

 

Tecnologia de ponta

Para agilizar as obras na Tamoios, o governo de São Paulo implementou diversos recursos tecnológicos de ponta, com uso inédito até então. Entre eles está o sistema Cable-Crane, um teleférico de cargas que permitiu a construção de um viaduto sob a ótica da preservação ambiental.

 

A nova via conta também com câmeras de monitoramento, um moderno sistema de iluminação, inovador sistema de comunicação com o motorista – inclusive por aplicativo -, sinalização e túneis de serviço para socorro a emergências, entre outros.

 

Serviço aos motoristas

A ampliação do trecho em serra da Tamoios está acompanhada da oferta de novos serviços aos motoristas da região, a partir de uma estrutura de operações. A rodovia é monitorada por 664 câmeras capazes de identificar qualquer ocorrência, inclusive veículos em velocidade reduzida, pedestres, ciclistas e objetos na pista. Estão à disposição dos motoristas dois postos de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).

Com a entrega do novo trecho, o motorista, além de contar com wi-fi e rádio web, poderá utilizar um novo aplicativo de atendimento que inclui um botão “S.O.S”. Uma brigada de incêndio foi criada especialmente para atendimento de emergências nos novos túneis.

Os locais contam ainda com sistema de alto-falantes e saídas de emergências a cada 200 metros. Equipados com medidores da qualidade do ar, sistemas de ventilação longitudinal e detectores de calor e foto, os túneis possuem pontos de apoio a cada 60 metros.

Governo de SP realiza obras em Bauru e Jundiaí
Entre as áreas que receberão melhorias estão saúde, habitação, educação e saneamento para cidades das 2 regiões

O interior do estado de São Paulo é conhecido por ser um polo próspero de geração de riquezas e qualidade de vida. Para melhorar ainda mais esses dois quesitos, o Governo do Estado anunciou a realização de obras em duas importantes cidades: Jundiaí e Bauru.

Em Jundiaí, no fim do mês passado o Estado liberou R$ 86,3 milhões em obras e serviços para o município. As melhorias contemplam áreas como urbanismo, recapeamento de vias, construção de calçadas acessíveis e a reforma de UBSs (Unidades Básicas de Saúde), entre outras.

Desse montante, R$ 21,4 milhões são provenientes de 16 convênios entre o governo paulista e os municípios de Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Louveira e Várzea Paulista.

A região de Jundiaí é uma das mais desenvolvidas do país e figura entre as rendas per capita mais altas do país. O progresso regional está diretamente ligado a investimentos do Estado em infraestrutura, qualificação de mão de obra e ambiente de negócios, para que a geração de empregos na região seja crescente.

Outra área que será atendida é a educação. O Estado também liberou R$ 6 milhões para a compra de equipamentos para o Laboratório de Viticultura e Enologia da Escola Técnica Estadual (Etec) Benedito Storani, como gerador de água quente, sistema de refrigeração para resfriamento e controle de fermentação e estabilização de vinhos, bomba centrífuga, tanques de fermentação e  monobloco.

Desenvolvimento Social e Habitação

Para o atendimento social da população da região, serão investidos R$ 2,8 milhões por meio de programas de desenvolvimento social. De acordo com o Estado, serão R$ 403 mil destinados à revitalização do Bom Prato Jundiaí, R$ 359,2 mil para o Prospera Família em cursos para 80 pais e mães solo de Campo Limpo Paulista e R$ 2 milhões para três comunidades terapêuticas que acolhem dependentes de drogas no município de Jundiaí. Serão 45 novas vagas no Programa Recomeço.

O setor de habitação também foi contemplado na lista de obras do governo estadual. Por meio de um convênio com a prefeitura de Jundiaí, serão construídos 195 apartamentos no município, cujo empreendimento será erguido na modalidade Nossa Casa – Preço Social, bairro São Camilo pela iniciativa privada, com unidades de dois dormitórios e área privativa de 40m².

Bauru: foco na saúde

Em Bauru, R$ 278,3 milhões serão direcionados para a realização de obras e serviços do setor de saúde, por meio de um contrato assinado com a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (Faepa) para reforçar o atendimento para Covid-19.

A assinatura do acordo permite a abertura do Hospital das Clínicas na cidade de Bauru. Além disso, estão contempladas na cidade obras de recapeamento, pavimentação, reforma de praça, ampliação de Unidade Básica de Saúde (UBS) e reformas de espaços municipais.

Em habitação, a mesma iniciativa aplicada para Jundiaí também será feita em Bauru, com a construção de 500 casas na cidade. Os imóveis terão dois dormitórios e área privativa de 40m², somando um investimento de R$ 12,5 milhões.

 

Na região de Bauru, 14 municípios receberão R$ 10,7 milhões para a realização de obras ou melhorias de infraestrutura turística. Serão contemplados a estância turística de Barra Bonita e os municípios de interesse turístico de Agudos, Bocaina, Dois Córregos, Iacanga, Igaraçu do Tietê, Itapuí, Jaú, Lençóis Paulista, Lins, Mineiros do Tietê, Piratininga, Pongaí e Sabino.