Economia

Produção de aço bruto em janeiro sobe 2,3% na comparação anual, diz IABr

A produção de aço bruto do Brasil em janeiro foi de 2,9 milhões de toneladas, alta de 2,3% na comparação com igual mês de 2018, informou, em nota, o Instituto Aço Brasil (IABr), nesta sexta-feira, 22. A produção de laminados foi de 1,8 milhão de toneladas, queda de 3,1% na mesma base de comparação. A produção de semiacabados para vendas totalizou 729 mil toneladas, com queda de 9,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Já as vendas internas recuaram 3,7% frente a janeiro de 2018, para 1,4 milhão de toneladas. O consumo aparente de produtos siderúrgicos foi de 1,5 milhão de toneladas, recuo de 5,6% frente ao apurado no mesmo mês do ano anterior.

As importações de janeiro de 2019 alcançaram 177 mil toneladas, ou US$ 212 milhões, resultando em uma queda de 18,4% em volume físico e de 12,0% em valor na comparação com janeiro de 2018.

Quanto às exportações, O Instituto Aço Brasil informou que a Secex (MDIC) mudou a metodologia de coleta dos dados do Portal Único de Comércio Exterior, o que poderá gerar alterações e revisões significativas nos resultados de janeiro, assim como ocorreu entre agosto e dezembro. “Até que o sistema esteja homologado, de forma a dar continuidade à tendência original dos dados, o Instituto Aço Brasil optou por não publicar, temporariamente, os indicadores de exportação”, apontou, em nota.

Veja também

+ Receita abre consulta a segundo lote de restituição de IR, o maior da história
+ Homem encontra chave de fenda em pacote de macarrão
+ Baleias dão show de saltos em ilhabela, veja fotos!
+ 9 alimentos que incham a barriga e você não fazia ideia
+ Modelo brasileira promete ficar nua se o Chelsea for campeão da Champions League
+ Cuide bem do seu motor, cuidando do óleo do motor
+ 12 dicas de como fazer jejum intermitente com segurança