Giro

Produção da vacina anticovid da J&J interrompida em fábrica de Baltimore

Crédito: AFP

Fábrica de Baltimore de vacinas Johnson & Johnson: 15 milhões de doses com problemas, segundo o NYT (Crédito: AFP)

A agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos ordenaram a paralisação da produção da vacina anticovid da Johnson & Johnson em uma fábrica que já havia supostamente desperdiçado 15 milhões de doses do fármaco.



O grupo farmacêutico informou no fim de março que identificou um lote de doses em uma fábrica de Baltimore, administrada pela Emergent BioSolutions, “que não cumpria os parâmetros de qualidade”, mas não confirmou o número específico afetado.

Johnson & Johnson surpreende em lucro líquido e receita no 1º trimestre

O jornal New York Times afirmou que o lote consistia de 15 milhões de doses.

A Emergent BioSolutions afirmou em um documento divulgado na segunda-feira que a Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos solicitou em 16 de abril a interrupção da produção da vacina de apenas uma dose da J&J em sua fábrica de Baltimore para uma inspeção no local.



“Em 16 de abril de 2021, a pedido da FDA, a Emergent concordou em não iniciar a produção de nenhum novo material em sua instalação de Bayview e colocar em quarentena o material produzido em Bayview até o fim da inspeção”, afirma o documento.

A Johnson & Johnson informou em março que enviaria especialistas ao local para supervisionar a produção da vacina e que esperava entregar 24 milhões de doses adicionais em abril.

A fábrica da Emergent BioSolutions não havia sido autorizada na ocasião pelas agências reguladoras americanas para produzir ingredientes para a vacina da J&J, afirmou a empresa farmacêutica, mas a imprensa informou que tinha a meta de produzir dezenas de milhões de doses no futuro próximo.

A vacina da J&J foi elogiada por ser de apenas uma dose e por não precisar da conservação em temperaturas abaixo de zero, ao contrário dos fármacos da Moderna e Pfizer, o que facilita muito a distribuição

A pausa na produção é o obstáculo mais recente que esta vacina enfrenta nos Estados Unidos, depois que as autoridades suspenderam temporariamente seu uso pela descoberta de casos de trombose em seis mulheres – uma delas faleceu -, duas semanas de terem recebido a dose da J&J.

A agência reguladora europeia deve decidir nesta terça-feira sobre a segurança da vacina da J&J, depois que seu uso também foi suspenso na região pelos temores sobre coágulos sanguíneos.


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?

Tópicos

A vacinação está lenta? animais coronavírus animais podem passar coronavírus AstraZeneca astrazeneca eficácia astrazeneca suspensão astrazeneca trombose aztrazeneca coágulos Fiocruz BioNTech Brasil possui neste momento vacina para aplicar em toda a população? capitais vacinação coágulo coágulos colapso da saúde Com a chegada de mais vacinas como faço para me vacinar? coronavírus cura Covid variantes crise vacinação efeitos colaterais fábrica baltimore lote com problemas vacina falta de doses falta vacina farmacêuticas FDA manda parar vacina J&J FNP Frente nacional de prefeitos imunizantes brasil johnson & johnson baltimore fábrica paralizada Johnson & Johnson coágulos suspensão johnson & johnson sustende produção vacina lote 15 milhões de doses lote de vacinas com problemas J&J moderna uso pediátrico Mutações covid Brasil mutações SP o Brasil tem dose pra vacinar todo mundo o que é variante? pandemia pandemia quantos já morreram? pets hospedeiros Pfizer pode vacinar crianças? pool de farmacêuticas por que faltam vacinas? produção vacina J&J suspensa quais empresas fazem vacina? quais vacinas estão no brasil qual é a melhor vacina? quando a vacina pfizer chega ao Brasil? Quando o cronograma será ampliado? quantas farmacêuticas produzem vacina? quantas vacinas o Brasil tem? quantas vacinas tem no brasil? quantas variantes tem no Brasil saiba como entrar na fila da vacinação saiba como se ibnscrever para se vacinar Sanofi site vacinação trombose uma pessoa poderá receber doses de fabricantes diferentes? vacina covid vacina doses mutações vacina Pfizer vacina pfizer é melhor que as outras? vacina pfizer eficácia vacina pfizer estudo israelence vacina pfizer israel vacina refrigeração vacinação araraquara vacinação cuiaba vacinação curitiba vacinação fevereiro vacinação paralisada vacinação passo a passo vacinação salvador vacinação são paulo vacinas vacinas qual a melhor? Hospedeiros