Economia

Produção da indústria química cresce 5,44% no 3º trimestre, diz Abiquim

No terceiro trimestre de 2017, a produção de produtos químicos cresceu 5,44%, as vendas internas tiveram crescimento de 12,63% e a demanda interna, medida pelo consumo aparente nacional (CAN), subiu 8,7%. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), o dados relativos a produção, vendas e demanda por produtos químicos de uso industrial no terceiro trimestre, principalmente por conta da base fraca de comparação, corroboram a expectativa de retomada da economia.

As importações também cresceram. Entre julho e setembro de 2017, a alta foi de 17% sobre o trimestre imediatamente anterior. No período de janeiro a setembro, as compras externas de produtos químicos aumentaram 27,9%, ocupando 37,8% da demanda nacional desses produtos, o maior índice já registrado desde o início da série.

As exportações ficaram praticamente estáveis na comparação com igual período do ano passado (+0,2%). O índice de produção cresceu 0,54% e o de vendas internas teve recuo de 1,22%.

A taxa de utilização da capacidade instalada ficou em 78% entre janeiro e setembro, dois pontos abaixo da média do ano passado, e a demanda (CAN) cresceu 7,1% sobre os mesmos meses do ano passado.

Por sua vez, o índice de preços de julho a setembro apresentou deflação nominal de 3,97%, sobre a média de preços praticadas entre abril e maio deste ano.

“O desempenho internacional dos preços dos produtos químicos vem sendo afetado sobretudo pelo recuo da cotação do barril do petróleo e do gás natural no mercado internacional e também pela modificação da estrutura de suprimento de químicos no mundo, com a liderança maior dos Estados Unidos, que antes eram grandes importadores de produtos químicos e hoje estão se tornando cada vez mais exportadores”, explica a Abiquim por meio de nota.

+ Jaguar Land Rover: a luta contra a falta de confiança dos consumidores

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel