A produção de carros no planeta em 2017 foi de 97 milhões, e segundo a Organisation Internationale des Constructeurs d’Automobiles (OICA), orgão patronal da Europa, o número ultrapassou a barreira do 100 milhões em 2018. O número é preocupante segundo a PricewaterhouseCoopers (PwC), que elabora anualmente relatórios sobre o setor automobilístico, e que na publicação deste ano trouxe um número do possível “limite” da produção mundial de carros.

A pesquisa delimitou em 111 milhões o limite de carros produzidos em um ano fiscal para que o negócio seja sustentável mundialmente. A auditoria levou em conta que esse número seja atingido em 2023, e que de la para cá, o crescimento das vendas no planeta irão aumentar, mas em taxa muito menor que o habitual – perto de 2,8% disse a PwC.

A explicação se dá pela mudança dos hábitos de mobilidade urbana nos grandes centros. Com tendência cada vez menor de jovens comprarem carros próprios e carros compartilhados estarem cada vez mais difundidos, a venda de carros novos será cada vez menor. Isso pôde ser visto com os resultados de vendas de veículos, que caiu pela primeira vez em nove anos. A baixa foi pequena, de 0,5%, mas é um indicativo ruim.