Recrutar profissionais para as novas demandas do mercado de trabalho se tornou um desafio imenso em todos os setores da economia e uma oportunidade de negócio para empresas especializadas em garimpar jovens talentos. A mais recente prova desse movimento é a startup brasileira Galena. Fundada pelos empresários Guilherme Luz (à esq.) e Eduardo Mufarej, a plataforma acaba de captar R$ 78 milhões (US$ 16,7 milhões) em rodada Série A liderada pelo fundo de venture capital Altos Ventures, do Vale do Silício.

A Galena é especializada em dar suporte a alunos da rede pública. “Viemos para revolucionar a forma como os jovens do sistema público se preparam e ingressam no mercado de trabalho”, disse Mufarej. “Temos um modelo diferente e mais assertivo, que une talentos e oportunidades.” A Galena tem intenção de incluir 50 mil jovens no mercado de trabalho nos próximos cinco anos. Este é o primeiro investimento da Altos no Brasil.

O fundo já fez aportes em mais de 100 iniciativas, com destaque para a americana Roblox e as sul-coreanas Krafton e Coupang. Participaram da rodada investidores individuais, como Armínio Fraga, Dan Rosensweig, David Velez, Kevin Efrusy e Romero Rodrigues.

(Nota publicada na edição 1269 da Revista Dinheiro)