Nesta terça-feira (19), o Procon-SP informou que irá multar a rede de supermercado Extra por discriminação e método vexatório de cobrança. A decisão ocorreu após uma publicação viralizar nas redes sociais de que a varejista estava entregando bandejas vazias de carne até que o valor do produto fosse pago no caixa.

De acordo com as informações do G1, o caso aconteceu em uma unidade do mercado no Jardim Ângela, na periferia de São Paulo (SP). A prática também teria ocorrido em uma unidade do Cambuci, na região central da cidade. Funcionárias das duas unidades disseram ao G1 que a estratégia é usada para evitar roubos.

+ Procon-SP pode aplicar multa de até R$ 10 milhões no Facebook; entenda

Em nota, a rede Extra se pronunciou sobre o caso: “a rede informa que este procedimento não faz parte de sua política de atendimento, trata-se de uma falha pontual de procedimento. Assim que teve conhecimento do fato, a loja tomou providências para que a prática fosse imediatamente descontinuada”.

O diretor do Procon-SP, Fernando Capez, disse que se for comprovado que a prática era adotada por unidades de determinados bairros, a multa poderá ser feita com base no faturamento global da empresa e chegar a R$ 10,9 milhões. Caso tenha sido uma determinação do gerente da unidade, o valor será aplicado com base no faturamento da loja.

Confira a publicação: