O Procon-SP notificou as empresas Motorola, Samsung e Claro para que prestem esclarecimentos sobre a oferta de smartphones com tecnologia 5G disponíveis em seus sites. As companhias têm 72 horas para responder aos questionamentos a contar desta terça-feira (10).

Entre as questões levantadas pelo Procon-SP estão: se produto atrelado a tecnologia 5G já se encontra disponível no Brasil e, caso contrário, por que consta explicitamente na publicidade essa informação; se quando da oferta dos aparelhos, o consumidor é informado da existência de eventuais limitações do serviço e, em caso positivo, como o consumidor é informado.

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Além disso, como a operadora Claro informa em seu site que “traz a primeira rede comercial 5G do Brasil” e que o Motorola Edge seria o primeiro smartphone 5G do País, o Procon quer que a empresa preste outros esclarecimentos.

E pergunta, por exemplo, se a tecnologia 5G ofertada está vinculada apenas aos aparelhos Motorola; se tem como precisar qual será a amplitude de cobertura do serviço 5G, quando disponibilizada, se haverá limitações e, em que situações o serviço, na forma como está sendo ofertado, será garantido; se teve autorização dos órgãos competentes para oferta do serviço 5G

De acordo com o Tilt, a Samsung confirmou ter recebido a notificação do Procon-SP e disse que prestará todos os esclarecimentos solicitados. Afirma ainda que as informações referentes à disponibilidade do serviço 5G nos produtos elegíveis constam em seu site oficial e materiais de comunicação.

A Claro, por sua vez, afirmou ao Tilt  que foi notificada pelo Procon e irá prestar todos os esclarecimentos técnicos ao órgão. Já a Motorola disse que vai responder e reforça que toda a comunicação relativa aos dois produtos compatíveis com a rede 5G DSS da Claro (Motorola Edge e Moto G 5G plus) incluem orientação para que os usuários se informem junto à operadora sobre a cobertura disponível.