Giro

Procon-RJ aplica multa de R$ 468 mil à Itapemirim Transportes Aéreos

Crédito: Divulgação - Itapemirim

A deliberação se deu pela falha na prestação de serviço ao consumidor, com a suspensão de voos e falta de assistência (Crédito: Divulgação - Itapemirim )

O Procon Estadual do Rio de Janeiro (Procon-RJ) multou a Itapemirim Transportes Aéreos (ITA) em R$ 468.186,66 por prática abusiva, falha na prestação de serviço e no dever de informação, bem como por não atender aos questionamentos da autarquia. A informação foi divulgada hoje (29). A companhia tem prazo de 30 dias para efetuar o pagamento. Caso isso não ocorra, ela será inscrita na Dívida Ativa do estado. A Itapemirim ainda pode recorrer da multa.

Em dezembro do ano passado, a companhia aérea suspendeu as operações no Brasil. Após investigação, o Procon-RJ constatou que a empresa não cumpriu as leis de proteção ao consumidor nem as regras estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).



+ Juiz revoga decisão que afastava presidente da Itapemirim do cargo

De acordo com a Resolução 400/16 da Anac, a companhia aérea deve oferecer ao passageiro reacomodação, reembolso integral ou execução do serviço por outra modalidade de transporte, sendo tal escolha de competência do consumidor. Apesar disso, a ITA não comprovou ter oferecido essas alternativas aos viajantes, nem cumpriu o direito básico do consumidor de obter informação adequada e clara sobre o serviço contratado, relatou o Procon-RJ.

Segundo a autarquia, a Itapemirim violou o Código de Defesa do Consumidor ao não responder às reclamações registradas no Procon-RJ e na plataforma consumidor.gov.br, bem como aos relatos dos consumidores de grande dificuldade em estabelecer contato com a empresa e em receber resposta sobre as medidas a serem adotadas.

+ Confira 10 receitas para reaproveitar ou turbinar o arroz do dia a dia


O presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, afirmou que “efetuar o cancelamento dos voos de forma abrupta, e ainda num período de festas de fim de ano, gerou frustração e trouxe transtornos a centenas de consumidores fluminenses. Não prestar informação, nem oferecer ao passageiro a opção de escolher entre a reacomodação, o reembolso ou a execução do serviço por outra modalidade é inaceitável”`.

Ao ser notificada pelo Procon-RJ a prestar esclarecimentos sobre a suspensão das operações, a companhia aérea não respondeu a todos os questionamentos, violando a lei ao descumprir o dever de prestar informações ao ente do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, destacou a autarquia.


Histórico

A companhia aérea começou a operar em junho de 2021 e passou por problemas internos e financeiros que provocaram a suspensão de 514 voos entre 17 e 31 de dezembro. Ao menos 40 mil clientes foram prejudicados.

Ainda em dezembro, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu a autorização da Itapemirim para atividades aéreas.



Tópicos

acordo Agência Nacional de Aviação Civil agencia reguladora aguia branca Anac ANTT atendimento integral atrasos de salários e benefícios Aviação Buser Camilo Cola cancelamentos de voos cancelando voos certificação da Anac Certificado de Operador Aéreo clientes COA Código de Defesa do Consumidor Como falar com Itapemirim? Como ficam os passageiros da Itapemirim? companhia aérea criptomoedas Cryptour CVC descumprindo horários dívidas dono itapemirim Extrading Exchange & Trading Platform falencia da itapemirim Future Design Solutions Ltda g1 sp Gol Grupo Itapemirim Guarulhos irã ITA itamarati itapemerim Itapemirim itapemirim - es itapemirim - reclame aqui itapemirim ações itapemirim avião itapemirim cancela voos itapemirim check-in Itapemirim dinheiro de volta Itapemirim ônibus itapemirim passagens aereas Itapemirim Procon-SP itapemirim reembolso itapemirim telefone Itapemirim Transportes Aéreos itapemirim voos cancelados itapemirim voos check-in itapemirim voos e confiável itapemirim voos faliu itapemirim voos imperatriz itapemirim voos reclame aqui itapemirim voos rotas itapemirim voos telefone Justiça dá 24 horas para Itapemirim explicar suspensão de voos licença da ITA linhas rodoviárias max milhas medida cautelar dono Itapemirim medidas determinadas pela Anac Ministério da Justíça e Segurança Pública multa multas novos aviões o que aconteceu com a itapemirim O que aconteceu com a Itapemirim linhas aéreas? O que aconteceu com os voos da Itapemirim? O que houve com os voos da Itapemirim Onde comprar passagens Itapemirim? ônibus Itapemirim operações da companhia aérea passageiros passagem aérea plano de atendimento aos passageiros afetados Por que a Itapemirim suspendeu os voos? problemas da Itapemirim procon rj Procon SP Qual o problema da Itapemirim? Quantos avião tem a Itapemirim? Quantos aviões têm a Itapemirim? Quem é dono da Itapemirim hoje? Quem é o dono da Itapemirim aérea? reacomodações readequação de seus voos reclamação recuperação judicial reembolso reembolso das passagens aéreas reembolso Itapemirim reestruturação interna rotas rodoviárias salários atrasados salários dos empregados sanções administrativas Secretaria Nacional do Consumidor segurança das operações aéreas Senacon Sidnei Piva de Jesus Sidnei Piva de Jesus Itapemirim Sidnei Piva de Jesus passaporte na justiça Siros Sistema de Registro de Operações site itapemirim Skyscanner suspensão suspensão da operação da ITA suspensão do plano de saúde TAM vale refeição Varig verbas rescisórias viação aguia branca viação cometa viacao ita viação itapemirim viagens programadas voe ita voe itapemirim voeazul voeita voeita.com.br VOO voos voos cancelados