O Procon de São Paulo já registrou quase 5 mil atendimentos sobre problemas relacionados ao coronavírus. Segundo nota do órgão, 2,8 mil foram reclamações e 1,9 mil consultas.

Desde o início dos problemas com a Covid-19, quando a China ainda passava pelo pico de infecções em Wuhan, o Procon já alertava os consumidores sobre possíveis problemas envolvendo a doença, sobretudo com o setor de viagens.

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Em nota, o Procon indicou que até a manhã de hoje (20), 1.518 reclamações foram feitas contra agências de viagens e 1..025 contra companhias aéreas. Foram relatados casos envolvendo farmácias, lojas e mercados (190 casos); programas de fidelidade (65 queixas); cruzeiros (50 casos) e problemas com ingressos e eventos (48 queixas).

O órgão também realizou uma operação de fiscalização em 179 estabelecimentos comerciais em todo o Estado como farmácias, supermercados, hipermercados e afins. O objetivo era encontrar algum tipo de aumento abusivo nos valores de produtos de higiene como álcool em gel e máscaras de proteção.

Pelo menos 132 desses estabelecimentos vendiam os itens de higiene, foram notificados, e deverão apresentar as notas fiscais de compra dos produtos e as de venda aos consumidores.