Negócios

Procon proíbe Coca-Cola de vender suco Del Valle Fresh no DF

Crédito: Divulgação / Del Valle

O fornecimento, a distribuição e a venda dos produtos Del Valle Fresh estão suspensos no DF (Crédito: Divulgação / Del Valle)



A Coca-Cola está proibida de comercializar o suco Del Valle Fresh no Distrito Federal. Na sexta-feira (13), o Procon determinou a suspensão depois de acolher uma denúncia do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), que alegava que a empresa estava divulgando a bebida como suco de fruta.

A fiscalização do órgão constatou, após análise das informações no site da Del Valle e verificação in loco dos rótulos e dos anúncios publicitários nos supermercados, que os produtos Del Valle Fresh não possuem a quantidade mínima de fruta para serem considerados suco, néctar ou mesmo refresco. “A linha Fresh, ainda que fosse gaseificada, não possuiria percentual mínimo para ser considerada refrigerante. No rótulo, a bebida informa a presença de “suco concentrado”, mas não traz a quantidade de suco utilizado na composição – um pouco mais de 1% em todos os sabores”, diz nota do Procon-DF.

Segundo o Procon, toda a publicidade da linha Fresh, como rotulagem, slogan, promoção comercial e distribuição nos supermercados, dá a entender que os produtos seriam iguais a bebidas de fruta. “Essas informações induzem o consumidor ao erro quanto à natureza, características, qualidade e propriedades desses produtos, ao fazê-lo acreditar se tratar de suco uma bebida que não possui concentração suficiente da fruta para ser caracterizada sequer como refresco ou refrigerante – em violação ao artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor e em desrespeito ao direito básico do consumidor à informação adequada e clara e à proteção contra publicidade enganosa”, esclarece o órgão.

PF desarticula grupo de traficantes de cocaína em Mato Grosso




O fornecimento, a distribuição e a venda dos produtos Del Valle Fresh estão suspensos até que os rótulos sejam corrigidos, a fim de que informem de forma clara e ostensiva as características, qualidades e propriedades das bebidas.

Em nota, a Coca-Cola informou que “a ilustração no rótulo da linha Fresh da marca Del Valle reflete a matéria-prima presente na bebida. E em razão do seu compromisso de transparência com o consumidor, disponibiliza no respectivo rótulo todas as informações referentes à sua composição, incluindo a quantidade de suco presente no produto, em estrita observação à legislação brasileira vigente e normas regulamentadoras dos Órgãos competentes da categoria. E ainda, esclarece que os produtos da linha Fresh da marca Del Valle não são e nunca foram classificados como suco ou néctar. A empresa garante que seguirá todas as determinações dos órgãos competentes”.

Segundo o Procon-DF, a decisão é cautelar e se justifica pela urgência em se coibir a prática lesiva a uma coletividade de consumidores. A Coca-Cola não pode vender os produtos Del Valle Fresh até a correção total da publicidade sob pena de sofrer sanções, como multa e apreensão das mercadorias. A decisão também atinge a Brasal Refrigerantes S.A., com sede em Taguatinga (DF), que é uma fabricante, comercializadora e distribuidora de produtos da marca Coca-Cola no Distrito Federal.


“Em menos de 20 dias, o Procon já suspendeu a venda de produtos de três multinacionais do setor de alimentos por conta de publicidade enganosa. É urgente a conscientização dos empresários sobre a responsabilidade social que eles devem ter ao se colocar no mercado de consumo, em especial no ramo de alimentação que envolve a saúde do consumidor. Somente com informação clara e correta é que o consumidor pode saber o que está levando para dentro de casa ou mesmo para alimentar a si, ou a sua família. O marketing para atrair o cliente não pode estar dissociado do direito à informação do consumidor”, defende o diretor-geral do Procon, Marcelo Nascimento.






Tópicos

alimentação anúncios publicitários apreensão apreensão das mercadorias artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor bebida bebidas bebidas de fruta Brasal Refrigerantes S.A. características cliente Coca-Cola Coca-Cola é proibida de vender suco Del Valle Fresh no DF Código de Defesa do Consumidor comercializadora composição concentração suficiente da fruta conscientização dos empresários consumidor consumidores consumo Del Valle Del Valle Fresh DF direito à informação direito à informação do consumidor diretor-geral do Procon distribuição distribuição nos supermercados distribuidora distribuidora de produtos da marca Coca-Cola Distrito Federal empresários fabricante família fiscalização fornecimento Fresh gaseificada Idec ilustração informação adequada e clara informação clara informação clara e correta Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor legislação brasileira linha Fresh Marcelo Nascimento marketing matéria-prima matéria-prima presente na bebida mercado mercado de consumo MERCADORIAS multa multinacionais multinacionais do setor de alimentos natureza néctar normas regulamentadoras ostensiva prática lesiva Procon Procon-DF produtos da linha Fresh da marca Del Valle produtos da marca Coca-Cola produtos Del Valle Fresh promoção comercial propriedades das bebidas proteção contra publicidade enganosa publicidade publicidade da linha Fresh publicidade enganosa qualidade qualidades quantidade de suco presente no produto quantidade mínima de fruta ramo de alimentação refresco refrigerante Responsabilidade social rotulagem rótulo da linha Fresh da marca Del Valle rótulos sanções saúde setor de alimentos slogan suco suco concentrado suco de fruta suco Del Valle Fresh suco ou néctar supermercados Taguatinga (DF) venda