Giro

Processo seletivo: Empresas já pedem comprovante de vacina na hora de contratar

Crédito: Pixabay

Entre os principais motivos destacados pela consultoria está o fato de a vacinação ser categorizada como um equipamento de proteção coletiva (EPC) (Crédito: Pixabay)

Com o avanço da vacinação, algumas empresas já estão com a política de volta aos escritórios, mesmo que de forma híbrida. Com isso, segundo a consultoria Luandre RH, diversas contratações já estão estipulando a obrigatoriedade da apresentação do comprovante de vacina, o passaporte vacinal.



Entre os principais motivos destacados pela consultoria está o fato de a vacinação ser categorizada como um equipamento de proteção coletiva (EPC), ou seja, o profissional que não estiver vacinado pode colocar em risco a saúde de seus colegas.

“O movimento ainda não é dominante, mas alguns empregadores têm sim, exigido o comprovante de vacinação como um dos requisitos para que os candidatos passem para as próximas etapas”, afirma Gabriela Mative, superintendente de seleção da Luandre, em nota.

+ Quatro empresas abrem mais de 500 vagas em tecnologia; confira

De acordo com Gabriela, entre as tarefas do empregador está promover um ambiente seguro de trabalho a todos. Por isso, uma empresa que define a obrigatoriedade da vacina entre os colaboradores, precisa aplicar a mesma medida no processo seletivo.



A Portaria 597/04, do Ministério da Saúde, autoriza a exigência da apresentação do comprovante de vacinação. Mas ainda não existe consenso sobre até que ponto as empresas podem obrigar os funcionários a se imunizar contra a Covid-19.

“Acreditamos que mais empresas comecem a exigir o comprovante, na medida em que a vacina seja disponibilizada para toda população e conforme os colaboradores forem retornando ao trabalho presencial”, completa Gabriela.


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?