Geral

Processo civil da Nissan de US$ 95 mil contra Carlos Ghosn começa no Japão

Crédito: AFP/Arquivos

A primeira audiência aconteceu no tribunal de primeira instância de Yokohama, ao oeste de Tóquio, onde fica a sede mundial da Nissan (Crédito: AFP/Arquivos)

O processo civil iniciado pela montadora Nissan para reclamar 95 milhões de dólares por danos e prejuízos de seu ex-CEO Carlos Ghosn teve início nesta sexta-feira no Japão.

A primeira audiência aconteceu no tribunal de primeira instância de Yokohama, ao oeste de Tóquio, onde fica a sede mundial da Nissan.

+ Processo de US$ 95 milhões contra brasileiro da Nissan começa nesta sexta-feira
+ Começa em Tóquio julgamento de ex-assistente de Ghosn na Nissan

Acusado de várias fraudes financeiras, Ghosn fugiu para o Líbano em dezembro de 2019, violando as condições de sua liberdade condicional no Japão. Desde o início dos processos, o executivo alega inocência.



Em fevereiro, a Nissan apresentou uma denúncia contra o ex-CEO para recuperar uma “parte significativa” dos danos provocados por Ghosn durante anos do que chama de “conduta inapropriada e atividades fraudulentas”.

O objetivo do processo é “obter o reconhecimento da responsabilidade de Ghosn nos prejuízos e perdas financeiras da empresa”, recordou a Nissan em um comunicado publicado nesta sexta-feira.

O valor deveria compensar os gastos que a Nissan alega que teve com as “práticas corruptas” de seu ex-CEO, acusado de usar residências da empresa no exterior sem pagar aluguel, utilizar jatos com fins particulares e de ter feito pagamentos a sua irmã mais velha por um emprego fantasma.

Os 95 milhões de dólares também incluem o custo de uma investigação interna contra Ghosn, assim como os gastos de vários processos judiciais em curso da Nissan no Japão, Estados Unidos e Holanda.

Em um comunicado publicado nesta sexta-feira, Ghosn afirma estar confiante de que os elementos de sua defesa provarão que as acusações da Nissan contra ele são “totalmente sem fundamento”.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel