Giro

Privatização dos Correios não vai sair antes de 2022

Crédito: Divulgação

Correios: estatal integra um Comitê Interministerial formado pela Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos, BNDES, Ministério da Economia e Ministério das Comunicações (Crédito: Divulgação)

Apesar das expectativas geradas pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, em torno da privatização dos Correios nos próximos meses, o presidente da estatal, Floriano Peixoto, disse que os estudos sobre o modelo de privatização só estarão prontos no final de 2021. Com isso, a operação não deve sair do papel antes de 2022.

Em entrevista à revista Exame, Peixoto comentou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Consórcio Postar estão conduzindo o estudo de avaliação dos cenários de desestatização do setor postal brasileiro, que abriga mais de 95 mil funcionários em todo o País.

+ Correios lançam editais de venda de imóveis
+ Correios não receberam proposta formal de compra, diz ministro
+ Venda dos Correios pode render até R$ 15 bi, diz ministro

Segundo ele, a estatal integra um Comitê Interministerial formado pela Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos, BNDES, Ministério da Economia e Ministério das Comunicações. Neste grupo são discutidos os rumos da companhia em conjunto com o Consórcio Postar.

Semanas atrás, Fábio Faria disse que os Correios estavam na mira de redes varejistas como Amazon e Magazine Luiza. No último dia 26 de setembro, no entanto, Faria afirmou ter se antecipado a um possível interesse de mercado e não recebeu uma proposta formal de qualquer uma das cinco grandes empresas que ele havia mencionado antes.

Além das duas megaempresas, FedEX, Mercado Livre e DHL eram companhias que estavam no radar do governo, mesmo sem um interesse formal das companhias em participar do processo de privatização ou de compra dos Correios.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel