Giro

Príncipe Philip: funeral começa 10h40 deste sábado (17). Saiba como será

Crédito: Reprodução/Divulgação

Será um evento televisionado e as pessoas estão sendo instadas a não comparecer às residências reais devido à pandemia do coronavírus. (Crédito: Reprodução/Divulgação)

O funeral real cerimonial do Príncipe Philip será realizado na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, nesta sábado (17). Será um evento televisionado e as pessoas estão sendo instadas a não comparecer às residências reais devido à pandemia do coronavírus.

O Gabinete do Lorde Chamberlain, liderado pelo Tenente Coronel Michael Vernon, do Controlador da Rainha, enviará convites para 30 convidados escolhidos, planejará o evento nos mínimos detalhes e garantirá que os regulamentos do governo sobre o coronavírus sejam cumpridos antes, durante e depois do funeral.

+ Rainha Elizabeth entra em debate sobre trajes de enterro do príncipe Philip

Até que o funeral ocorra, o príncipe Philip repousará na capela particular do Castelo de Windsor, onde morreu na sexta-feira passada. Seu caixão foi coberto com sua bandeira pessoal e uma coroa de flores foi colocada em cima.

Neste sábado, a cerimônia terá início às 14h40 no horário local (10h40 pelo horário de Brasília), quando o caixão será transportado para o Quadrangle e colocado em um Land Rover modificado, que o próprio duque ajudou a projetar.

A procissão começará logo depois, às 14h45, e será liderada pelo bando de Guardas Granadeiros. O Land Rover será flanqueado por carregadores dos Royal Marines e outros regimentos e corpos com os quais o Príncipe Philip está associado.

+ Jaguar Land Rover: a luta contra a falta de confiança dos consumidores

Membros da família real caminharão atrás do caixão, exceto a Rainha, que viajará separadamente para a capela para o serviço fúnebre. A procissão viajará do Quadrangle para Chapel Hill e descerá para o Horseshoe Cloister.

Homens da Marinha Real, dos Highlanders, do 4o Batalhão do Regimento Real da Escócia e da Força Aérea Real alinharão o trajeto até a capela.

A Artilharia Montada Real da Tropa do Rei irá disparar armas ao longo da procissão de East Lawn e um sino tocará na Torre do toque de recolher. O Land Rover chegará ao West Steps of St George’s Chapel às 14h53 e será recebido por um guarda de honra e uma banda do Regimento de Rifles. O hino nacional será tocado neste momento.

Enquanto o caixão é carregado para a capela, uma “festa de bombardeio” da Marinha Real fará uma chamada náutica conhecida como “the Still”. Membros da Cavalaria Doméstica se alinharão na Escadaria Oeste enquanto isso acontece.

O decano de Windsor e o arcebispo de Canterbury encontrarão o caixão dentro da capela para o serviço, seguido por membros da família real e o secretário particular do duque. O resto da procissão ficará do lado de fora.

Todos os participantes com permissão para entrar na capela deverão usar máscaras de acordo com os regulamentos da Covid-19 e respeitar o distanciamento. Os 30 convidados não incluem os carregadores e o clero.

Precisamente às 15h00 (11h no Brasil), um minuto de silêncio será realizado em todo o país para homenagear o Príncipe Philip. O serviço fúnebre começará quando o caixão for levado ao Quire para ser colocado em uma plataforma, chamada catafalco.

No altar dentro da capela, a insígnia do duque – medalhas e condecorações que ele recebeu no Reino Unido e pelos países da Commonwealth – seu bastão de marechal de campo, asas da Força Aérea Real e insígnias da Dinamarca e da Grécia estarão em exibição.

Após o serviço religioso, o Príncipe Philip será sepultado em particular na Capela Real da Capela de São Jorge. No entanto, este não será seu lugar de descanso final.

O duque será transferido para a capela memorial do rei George VI quando a rainha morrer para se deitar ao lado dela como seu local de descanso final. A capela também guarda os restos mortais do pai da rainha, George VI, de sua mãe, a rainha-mãe e da irmã, a princesa Margaret.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel