Mundo

Principal conselheiro de Segurança de Trump elogia voto pró-Brexit

Principal conselheiro de Segurança de Trump elogia voto pró-Brexit

John Bolton, principal conselheiro de Segurança da administração de Donald Trump, elogiou os britânicos que há dois anos votaram para sair da União Europeia - AFP

O principal conselheiro de Segurança Nacional da administração de Donald Trump, John Bolton, elogiou nesta segunda-feira (10) os britânicos que apoiaram o Brexit, ao dizer que seu voto para romper com a União Europeia representa uma postura em defesa da soberania nacional.

“Deus abençoe o povo da Grã Bretanha, que há dois anos votou para sair da União Europeia”, disse Bolton em um discurso na Federalist Society, uma organização conservadora em Washington.

A declaração de Bolton foi feita em discurso no qual argumentou que os Estados Unidos não colocarão suas leis e políticas abaixo do poder do Tribunal Penal Internacional (TPI), a corte encarregada de julgar crimes de guerra e contra a humanidade, com sede em Haia.

“Se a União Europeia quer dissolver a soberania nacional na burocracia de Bruxelas, isso é totalmente sua prerrogativa, e outros também poderão fazê-lo”, disse Bolton.

Bolton ressaltou ainda que, nas negociações comerciais realizadas atualmente pela administração de Trump, “não há nenhum desejo (…) de algo similar à União Europeia”, apontou.

O próprio presidente Trump elogiou em várias ocasiões os benefícios do Brexit e, segundo os diplomatas, não perde a oportunidade de criticar duramente a União Europeia em particular, símbolo do mundo global que rejeita.

John Bolton também lamentou que os Estados Unidos não tenham assinado acordos bilaterais com todos os países do bloco europeu para proteger os cidadãos americanos de possíveis julgamentos do TPI.