Os dinamarqueses doaram neste sábado (14) 2,4 milhões de euros (2,6 milhões de dólares) para plantar árvores, durante um teleton considerado o primeiro do mundo a favor do clima.

Para cada donativo de 20 coroas (US$ 3, € 2,7) será plantada uma árvore, mas a quantia arrecadada permitirá o plantio de 914.233.

Vinte por cento das doações serão dedicadas à conservação de florestas já existentes na Dinamarca e no exterior.

O objetivo do evento, filmado em um parque recreativo perto da capital, Copenhague, e retransmitido ao vivo pela emissora pública de televisão TV2, era arrecadar 20 milhões de coroas, o que teria permitido plantar um milhão de árvores neste país escandinavo.

“É uma forma positiva de inspirar as pessoas, mostrando-lhes como um gesto simples pode ser decisivo para lutar contra a crise climática”, explicou à AFP Kim Nielsen, diretor da fundação Growing Trees Network, que participa do projeto.

“É a primeira vez que um programa de caridade na televisão se concentra nos problemas climáticos, é muito emocionante”, acrescentou.

Oitenta e três por cento dos dinamarqueses consideram que as mudanças climáticas são um “problema muito grave”, segundo uma pesquisa das instituições europeias, publicada em abril.

Segundo especialistas, o replantio maciço poderia contribuir para reduzir consideravelmente a concentração de CO2 na atmosfera.

“Em escala mundial, um milhão de árvores não é muito, mas a ideia é que as pessoas se conscientizem sobre o que podem fazer”, disse Nielsen.

As primeiras árvores serão plantadas entre o final de outubro e o final de novembro, em zonas protegidas pertencentes a alguns municípios, o Estado ou a Igreja na Dinamarca.

Neste país nórdico, a superfície de vegetação aumenta de forma constante desde o final do século XIX e atualmente cobre 14% do território.