O trabalho de um estudande engenharia robótica foi um sucesso entre os internautas. Aquilo que tinha apenas como um projeto pessoal, depois de compartilhado nas redes sociais com uma breve descrição do processo, escalou completamente as suas ambições.

Pillonel tinha como objetivo criar um iPhone com porta USB-C, mas que continuasse ao funcionar, ao contrário de outros projetos que já haviam sido levados a cabo. O jovem usou a engenharia reversa do conector C94 personalizado da Apple, criando o seu próprio design de PCB flexível que cabe dentro de um iPhone.

+ Recurso do iPhone permite ouvir conversas à distância

Trata-se de um iPhone X que, além de ter a porta USB-C, oferece 64 GB de armazenamento, vem na cor preta e tem a caixa, mas não traz nenhum acessório. O criador adverte ainda que este telefone não deve ser usado como equipamento principal ou sequer de uso frequente. Não deve também ser restaurado ou ter quaisquer dados apagados depois da compra.

No entanto, apesar das limitações, o projeto de Pillonel foi altamente rentabilizado. Através de um leilão na plataforma eBay, o iPhone X foi vendido por $86 001, o que numa conversão direta dá cerca de 465 mil reais. Há ainda a informação de que foram feitos 116 lances. Alguns acima dos 100 mil dólares, mas acabaram por ser retiradas.

Confira no vídeo o iPhone com porta USB-C em funcionamento: