Tida como a “guitarra número 1” da parceria do guitarrista Les Paul com a Gibson, a primeira guitarra Gibson Les Paul da história será leiloada em Nova York (EUA) no dia 13 de outubro. Projetada e feita por Les Paul entre 1951 e 1952, o modelo da guitarra que carrega o seu nome revolucionou o universo das guitarras elétricas e mudou toda a indústria da música desde que foi lançada.

Quem conduz a operação é a casa de leilões Christie’s. A Les Paul iniciou uma era de guitarras com o corpo sólido e mais compactas do que as guitarras mais comuns da Gibson no período. A ideia da companhia era produzir modelos que batessem de frente com os instrumentos da Fender e estavam ganhando atenção dos músicos no pós-guerra.

+ Pistola de Walter Scott é vendida por 15 mil libras

O modelo em questão foi feito pelo próprio Les Paul, que já era um músico de relativo sucesso na época e tocava com guitarras com a mesma assinatura visual da versão comercializada pela Gibson. Paul eternizou seu nome na música após o lançamento e aperfeiçoamento das guitarras com a Gibson ainda no final da década de 1950 e decorrer da década seguinte, quando nomes como Eric Clapton, Paul McCartney, Jimmy Page, entre outros, popularizaram a guitarra entre os jovens.

A LP1 é uma guitarra que integra a família “Goldtop” da série, com uma cor dourada e padrões de hardware um pouco diferentes dos usados hoje em dia, sobretudo no sistema de captação do instrumento. O design e a ideia da guitarra são os mesmos usados pela Gibson em suas produções até hoje.

O filho de Les Paul, Gene Paul, e Tom Doyle, que foi um luthier de confiança de Les Paul, são  os responsáveis por levar o instrumento a leilão. Quem quiser arrematar a peça precisará abrir o bolso, já que o lance mínimo vai variar entre US$ 100 mil e US$ 150 mil.