A primeira empresa aérea internacional acaba de aderir ao consumidor.gov.br, plataforma de solução de conflitos de consumo do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Agora, os consumidores que tiverem algum problema com a empresa alemã Lufthansa poderão registrar a reclamação na plataforma que tem índices de solução de 80% e prazo médio de resposta de 7 dias. Além da Lufthansa, outras empresas internacionais estudam a adesão ao consumidor.gov.br, o que deve ocorrer em breve.

O advogado Arthur Rollo, secretário nacional do Consumidor, aponta o que chama de “amadurecimento e maior conscientização dos consumidores brasileiros diante das tentativas de resolução de conflitos com empresas”.

Nesta quarta-feira, 26, ao visitar a Fundação Procon de São Paulo, o secretário destacou: “O consumidor está mais consciente dos seus direitos, e isso reflete no trabalho de todos os Procons disseminados pelo País”. Rollo fez um alerta: “Ainda há empresas que se aproveitam da fraqueza dos consumidores”. Ele defendeu a ampliação da rede de Procons municipais e a integração ao Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

O secretário ressaltou a importância do consumidor.gov.br. A ideia é evitar o acúmulo de processos judiciais. “Já alcançamos o índice de resolução de 80% dos problemas. O melhor caminho é tentar uma solução amigável com as empresas”, ressaltou.