KIEV (Reuters) – O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse neste domingo que conversou com o presidente turco, Tayyip Erdogan, sobre a necessidade de retirada imediata de civis da cidade portuária de Mariupol, que está quase completamente ocupada pela Rússia.

Ele disse que os dois conversaram –às vésperas de reunião do presidente turco com o presidente russo, Vladimir Putin– sobre a retirada de pessoas de Mariupol, incluindo da fábrica Azovstal, que está sob cerco, mas segue em mãos ucranianas.

“Enfatizei a necessidade de retirada imediata de civis de Mariupol, incluindo Azovstal, e entrega imediata de soldados bloqueados”, escreveu Zelenskiy no Twitter.

A Turquia, membro da Otan, compartilha a fronteira marítima do Mar Negro com a Ucrânia e a Rússia e tem bons laços com os dois países. A Turquia tem apoiado a Ucrânia, mas se opôs às sanções contra Moscou.

A presidência turca disse que Erdogan disse a Zelenskiy durante o telefonema que a retirada dos feridos e civis em Mariupol deve ser garantida, pois “a situação fica mais triste a cada dia”.

(Por Natalia Zinets e Can Sezer)

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI3N09Y-BASEIMAGE