Negociar com os Estados Unidos é “inútil”, afirmou neste domingo o novo presidente do Parlamento iraniano, Mohammad-Bagher Ghalibaf, em seu primeiro discurso oficial na Câmara, onde os conservadores têm ampla maioria.

O novo Parlamento “considera que as negociações e o apaziguamento com os Estados Unidos, eixo da arrogância global, são inúteis e prejudiciais”, disse Ghalibaf.

“Nossa estratégia diante dos terroristas Estados Unidos deve ser terminar de vingar o mártir Soleimani”, completou, em um discurso exibido pela televisão.

Isto será obtido com a “expulsão total do exército terrorista dos Estados Unidos de nossa região”, disse.

O general iraniano Qassem Soleimani, comandante das operações da Guarda Revolucionária no exterior, foi morto pelas forças militares dos Estados Unidos no Iraque.

O Irã deve melhorar as relações com seus vizinhos e com “as grandes potências que foram amigas nos tempos difíceis e que compartilham relações estratégicas importantes”, disse Ghalibaf.

Mohammad-Bagher Ghalibaf, 58 anos, ex-chefe de polícia, integrante da Guarda Revolucionária e prefeito de Teerã de 2005 a 2017, foi candidato três vezes à presidência.