Giro

Presidente da Ucrânia lamenta não se reunir com Biden antes de Putin

Presidente da Ucrânia lamenta não se reunir com Biden antes de Putin

Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, conversa com a imprensa em seu gabinete em Kiev, em 14 jun. 2021 - AFP

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, lamentou nesta segunda-feira (14) que seu homólogo e aliado, o americano Joe Biden, não tenha se reunido com ele antes da cúpula com o russo Vladimir Putin, nesta quarta (16), em Genebra.



“Teria sido melhor que a reunião (com Biden) tivesse sido realizada antes da cúpula dos dois presidentes”, disse Zelensky, em uma entrevista a agências de notícias internacionais, incluindo a AFP.

Zelensky, de terno escuro e gravata preta, disse não esperar que a cúpula leve a uma solução para a guerra entre Kiev e os separatistas pró-russos no leste do país, que, segundo a Ucrânia e seus aliados ocidentais, Moscou apoia com tropas e armamento.

O conflito foi desencadeado após a anexação da península da Crimeia por Moscou em 2014. Desde então, Ucrânia e Moscou têm mantido relações muito tensas.

“É impossível decidir no lugar da Ucrânia e é por isso que não teremos resultados concretos” durante a reunião Biden-Putin, disse o líder ucraniano.

+ O economista Paulo Gala revela os caminhos para investir bem em 2022



Este mês, Biden reafirmou que Washington apoia a integridade territorial da Ucrânia e convidou Zelensky à Casa Branca em julho.

Além disso, o Pentágono anunciou na sexta-feira um novo pacote de US $ 150 milhões em assistência militar para a Ucrânia.

Zelensky também acusou o Kremlin de atrasar um encontro seu com o presidente russo.

“Quando as pessoas querem acabar com uma guerra, normalizar relações, dizem […]: ‘venha, vamos nos reunir’. Mas quando não querem, mas não podem falar abertamente, começam a mencionar questões relacionadas ao calendário”, disse ele.

No final de abril, o presidente ucraniano propôs a Vladimir Putin um encontro na zona de conflito na Ucrânia.

Putin respondeu que estava disposto a receber Zelensky em Moscou “a qualquer momento” se quisesse falar sobre relações bilaterais, mas que se quisesse discutir o conflito, o líder ucraniano deveria falar com os separatistas.

“Acredito que meu encontro com o presidente russo é inevitável”, declarou Zelensky, dizendo que espera que uma data seja marcada “em breve”.

Depois de uma relativa calma, o conflito registrou uma escalada no início de 2021 e, em abril, a Rússia concentrou 100.000 soldados perto da fronteira com a Ucrânia. A mobilização deu lugar a advertências por parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

“O risco de uma escalada persiste”, insistiu. “Toda provocação pode provocar um conflito”.

Neste contexto, o presidente ucraniano também voltou a defender que seu país demonstra, todos os dias, que está preparado para aderir à Otan.

“Estamos lutando em uma guerra. Isso é uma prova de que estamos preparados para nos incorporamos [à Otan]. Estamos demonstrando, a cada dia, que estamos mais preparados para estar na aliança do que a maioria dos países da União Europeia”, declarou.

A Ucrânia se candidatou para aderir à aliança em 2008 e pressiona os países ocidentais para que lhe deem mais apoio. Os membros da Otan parecem relutantes, porém, em incluir a Ucrânia na organização, preocupados com não alimentar tensões com a Rússia.

Kiev combate os separatistas pró-russos nas regiões de Donetsk e Lugansk, no leste da Ucrânia, desde 2014, após a anexação da península da Crimeia por parte de Moscou. Até o momento, o conflito acumula mais de 13.000 mortos.

A Ucrânia e seus aliados ocidentais acusam a Rússia de enviar tropas e armas em apoio


Saiba mais
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ Andressa Urach pede dinheiro na internet: ‘Me ajudem a pagar a fatura do meu cartão’
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto