Na tarde desta quinta-feira (14), José Mauro Ferreira Coelho assumiu a presidência da Petrobras. Ele é bacharel em química industrial, mestre em engenharia dos materiais e doutor em planejamento energético.

Em seu discurso de posse, Ferreira Coelho reafirmou o compromisso de alavancar o setor de petróleo e gás, com aumento da eficiência e competitividade da estatal, com benefícios para o povo brasileiro, além de investimentos sociais e ambientais no País.

+ Conheça José Mauro Coelho, novo presidente da Petrobras

Presente à cerimônia no Rio de Janeiro, o ministro de Minas e Energia, Bento Gonçalves, ressaltou a importância da empresa no mercado mundial e ao desenvolvimento nacional. O executivo cumprirá mandato de um ano e ocupa o lugar do general Joaquim Silva e Luna, que foi demitido pelo presidente Jair Bolsonaro em meio aos reajustes dos preços dos combustíveis.

Ferreira Coelho não comentou a questão da política de preços da Petrobras, mas sinalizou que pretende manter o “modelo de gestão” adotado desde 2017. Além da carreira no setor elétrico, José Mauro Coelho também foi secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia.