O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, pediu nesta quinta-feira (27) o fechamento provisório das escolas públicas do país, a partir da próxima segunda, para evitar a propagação do novo coronavírus.

“O governo põe a saúde e a segurança das crianças acima de todo”, disse Abe à imprensa.

“Pedimos a todas as escolas públicas infantis, de primário e de secundário (de todo país), que fechem temporariamente a partir de 2 de março e até as férias de primavera”, que serão no final do mês que vem, completou.

“Estão sendo realizados esforços para prevenir a propagação de infecções entre as crianças em diferentes regiões”, acrescentou.

Muitas escolas públicas de Ensino Médio e Fundamental da região de Hokkaido estavam fechadas nesta quinta, depois que o governo local pediu seu fechamento por cerca de uma semana.

A cidade de Osaka também anunciou que fechará os jardins de infância e centros educacionais de primário e secundário por duas semanas.

“É sumamente importante impedir que um foco da doença crie outro surto, e acreditamos que devemos tomar medidas rigorosas”, acrescentou Abe.

Até agora, o Japão confirmou quase 200 casos de contágio e três mortos desde o início da epidemia. Outras quatro pessoas morreram no cruzeiro “Diamond Princess”, atracado na costa do Japão e submetido a uma quarentena.