Mundo

Premiê britânico pede que países ricos cumpram promessa de U$100 bi para o clima

Premiê britânico pede que países ricos cumpram promessa de U$100 bi para o clima

Primeiro-ministro britânico, Boris Johnson

LONDRES (Reuters) – O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, pediu nesta segunda-feira que países ricos cumpram a promessa de gastar 100 bilhões de dólares anuais para enfrentar a mudança climática, enquanto o Reino Unido se prepara para sediar uma cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o clima que começará no final de outubro.

Johnson e o secretário-geral da ONU, António Guterres, fariam uma mesa redonda com líderes mundiais nesta segunda-feira para induzir os países ricos a cumprirem a promessa feita em 2009.

“Nações mais ricas colhem os benefícios da poluição desenfreada há gerações, com frequência à custa de países em desenvolvimento”, disse Johnson em um comunicado.

“Agora que estes países tentam desenvolver suas economias de maneira limpa, verde e sustentável, temos o dever de apoiá-los nisso, com nossa tecnologia, com nossa especialização e com o dinheiro que prometemos”.



Um relatório divulgado na sexta-feira pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) disse que os países riscos provavelmente descumpriram a meta de contribuir com 100 bilhões de dólares no ano passado para ajudar nações em desenvolvimento a lidarem com a mudança climática depois de aumentarem o financiamento em menos de 2% em 2019.

O premiê britânico se encontrou nesta segunda em NY com o presidente Jair Bolsonaro, em um dos únicos encontros bilaterais que Bolsonaro terá em seus dias em Nova York por ocasião da Assembleia Geral da ONU.

De acordo com diplomatas que acompanham a comitiva brasileira, a pauta do encontro girou em torno de questões ambientais e de vacinas, mas Bolsonaro tinha também a intenção de tratar da restrição de viagens de brasileiros ao Reino Unido, mesmo vacinados.

(Por Andrew MacAskill; reportagem adicional de Stephen Jewkes, em Milão, e Lisandra Paraguassu, em Brasília)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH8J0SL-BASEIMAGE

Veja também
+ Como podcasts podem ajudar na educação financeira do brasileiro
+ Mistério: mulher descobre que não é a mãe biológica de seus próprios filhos
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km