RIO DE JANEIRO (Reuters) – O público poderá voltar aos estádios do Rio de Janeiro a partir de terça-feira segundo a prefeitura da cidade, que liberou metade da capacidade de ocupação das arenas esportivas a partir da terça-feira.

A medida exige que todos os torcedores estejam com esquema vacinal completo para acessar os estádios e ginásios esportivos. O uso de máscara e o distanciamento serão obrigatórios.

Na capital, mais de 95% dos adultos já tomaram a primeira dose da vacina e mais de 60% concluíram o ciclo vacinal.

A prefeitura promoveu essa semana um evento teste no Maracanã no jogo entre Flamengo e Grêmio pela Copa do Brasil . Estavam autorizados a acessar o estádio cerca de 25 mil torcedores, mas o público presente foi de pouco mais de 6 mil pessoas.

A prefeitura liberou outros jogos com torcida de Flamengo e Vasco para esse fim de semana, mas a presença de público depende de posições dos conselhos técnicos das séries A e B.

“Temos uma melhora muito importante no cenário da pandemia no Rio. Queda de 47% nos pedidos de internação e menos casos e óbitos. Tem fila zero de espera na rede de saúde“, justificou o secretário de saúde municipal, Daniel Sorna.

A prefeitura pretende autorizar a reabertura de boates, danceterias e salões de dança, que estão parados na pandemia, quando for alcançado o índice de 65% da população do Município com esquema vacinal completo. Eles poderão funcionar com 50% da capacidade.

”Acreditamos que isso deva acontecer em 10 a 15 dias“, disse o prefeito Eduardo Paes.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH8G0R7-BASEIMAGE