A Prefeitura de São Paulo publicou uma portaria nesta sexta-feira, 13, que permite a prática de esportes coletivos amadores na cidade. A liberação também abrange a presença de público em eventos não profissionais, desde que respeitem os mesmos protocolos de distanciamento social e prevenção à disseminação da covid-19 previstos na reabertura de espaços culturais.

CNJ quer estimular leitura e esporte para ressocializar presos

Brasil pode receber vacina da Pfizer até março; gelo seco é saída para armazenar

Em relação à prática, a publicação da gestão Bruno Covas (PSDB) destaca que o “contato físico entre os atletas só passa a estar autorizado quando indispensável para a execução da atividade esportiva, devendo-se observar o princípio da não aglomeração e as demais regras de distanciamento e higiene”.

A portaria entrou em vigor na data de publicação. A decisão é justificada pela permanência da cidade na fase verde do Plano São Paulo, de reabertura econômica e flexibilização da quarentena. Também é destacada “a necessidade de incentivar e promover a retomada controlada de atividades esportivas, visando o bem-estar e a saúde física e mental da população”.

Entre os protocolos de eventos, está a limitação da ocupação para até 60% da capacidade. Outra medida é a disponibilização de álcool em gel e o distanciamento social de ao menos 1,5 metro.