Giro

Prefeitura de SP confirma transmissão comunitária da variante Ômicron na capital

Crédito: Arquivo/Agência Brasil

Ômicron sobrevive até oito dias em superfícies plásticas (Crédito: Arquivo/Agência Brasil )

A Prefeitura de São Paulo identificou três novos casos de infecção do coronavírus pela Ômicron nesta sexta-feira, 17, e agora passa a considerar que há transmissão comunitária da variante na capital. Ao todo, já são 13 diagnósticos positivos para a cepa no município.

+ Covid-19: DF confirma mais dois casos da variante Ômicron



Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a variante foi encontrada em duas mulheres, de 22 e 65 anos, e em um homem, de 30. Nenhum deles relatou viagem recente para fora do País ou contato com algum viajante que tenha chegado do exterior. Os casos também não teriam relação com o paciente de 67 anos, diagnosticado com a Ômicron há exata uma semana.

Ainda na quarta-feira, a SMS negou que houvesse transmissão comunitária da Ômicron na capital, já que os 10 casos identificados até então estavam relacionados a esse paciente de 67 anos, o que foi classificado como um cluster localizado”.

Um dia depois e antes dos três casos anunciados nesta sexta, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) já havia declarado durante evento público que havia “transmissão comunitária” da Ômicron na capital. Questionadas, tanto a SMS quanto a Prefeitura não comentaram a declaração.

+ Confira 10 receitas para reaproveitar ou turbinar o arroz do dia a dia


De acordo com a SMS, todos os pacientes identificados com a variante Ômicron no município estão com sintomas leves.




Tópicos

África do Sul amostras de sangue anticorpos anticorpos capazes de neutralizar a Ômicron anticorpos para conter a variante Ômicron biotecnologia de RNA mensageiro capital cepa do coronavírus China Cientistas contágio conter Ômicron coronavac coronavírus CORONAVÍRUS/ÔMICRON/CORONAVAC/PFIZER/ESTUDO CORONAVÍRUS/ÔMICRON/PESQUISA/HKUMED Covid-19 África do Sul doses da CoronaVac doses de reforço esquema completo de Coronavac farmacêutica infecções graves níveis de proteção nível de proteção dos imunizantes nova geração dos imunizantes nova versão da Coronavac novo coronavírus novo virus omicron o que é spike? o que se sabe o que se sabe sobre a ômicron o que se sabe sobre a variante omicrom omicron omicron alfabeto grego Ômicron ameaça ômicron casos Brasil Ômicron contágio omicron covid Ômicron é bem mais contagiosa ômicron Estados Unidos Anthony Fauci Ômicron fronteiras ômicron impacto mercados financeiros ômicron moderna vacina ineficazes ômicron morte Ômicron mutações Ômicron nova variante ômicron OMS ameaça mundial Ômicron onde surgiu Ômicron países já atingidos Ômicron poder de infecção ômicron presença países ômicron reino unido omicron significado grego omicron sintomas Pfizer proteção dos imunizantes reinfecção resposta imunológica RNA mensageiro Sinovac SP terceira dose TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA Universidade de Hong Kong vacina da Pfizer vacina da Pfizer/BioNTech vacina da sinovac vacinas Coronavac e Pfizer vacinas ômicron variante beta variante delta variante omicron versões do vírus Vírus inativado Yuen Kwok-yung