Compras

Preços sobem até 70% na véspera da Black Friday, diz estudo

Crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil

Se você fez uma compra na Black Friday e ela ainda não chegou, ou foi cancelada pela loja, é hora de reclamar seus direitos (Crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Faltando poucos dias para a Black Friday, consumidores já estão acompanhando os preços dos itens que pretendem comprar. Porém, podem ficar surpresos ao verificarem a variação dos valores nos dias que antecedem a data promocional.

Um estudo do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (Ibevar) apontou uma variação de até 70% semanas antes da Black Friday. Para chegar à conclusão, foram pesquisados 6.500 produtos em mais de 30 categorias entre junho e 15 de novembro.

+ Procon cria lista de sites suspeitos para a Black Friday. Confira aqui
+ Confira 8 comparadores de preços para usar na Black Friday 2020

Segundo a Ibevar, o consumidor precisa ter muita atenção na compra dos produtos na Black Friday, verificando atentamente se de fato trata-se de uma promoção real. “Observa-se que 90% das remarcações acumuladas são de média intensidade (acima de 10%) ou fortes (acima de 25%)”, diz a pesquisa.

Ainda que os preços de alguns produtos tenham caído no começo do segundo semestre, a alta a partir de novembro foi generalizada e englobou todas as categorias.

A categoria Freezer chama a atenção pelo constante aumento, chegando a 63% na última verificação. Já o SmartBand teve redução nas primeiras 5 pesquisas, registrando aumento de 3,9% no dia 15 de novembro.

Faltando duas semanas para a Black Friday, o maior aumento registrado foi no Home Theater (69,6%), seguido do Freezer (63,5%), Ventidalor (46,3%), Microondas (+46%), Câmeras e filmadoras (+43,7%). Nesta verificação, nenhuma categoria registrou queda de preço. Das 30 categorias, dezoito tiveram subiram acima de 25%.

O gráfico mostrando o aumento de preços

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel