Agronegócio

Preços do petróleo mantém tendência de alta apesar de novos temores por pandemia

Preços do petróleo mantém tendência de alta apesar de novos temores por pandemia

Bombeamento de petróleo em Midland, Texas (EUA)

Por Julia Payne

LONDRES (Reuters) – Os preços do petróleo subiam nesta quarta-feira, após a revisão de projeções para a demanda e apesar de novas preocupações relacionadas aos crescentes casos de coronavírus e à aplicação de vacinas.

O petróleo Brent subia 1,08 dólar, ou 1,7%, a 64,75 dólares por barril, às 8:05 (horário de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos avançava 1,01 dólar, ou 1,68%, a 61,19 dólares por barril.

“O principar fator para os preços nesta manhã é o relatório mensal da IEA que projeta uma significativa alta na demanda global por petróleo no segundo semestre do ano. Isso, por sua vez, aumentará a demanda pelo petróleo da Opep e reduzirá estoques pelo mundo e na OCDE”, disse Tamas Varga, analista da corretora PVM.

A Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) projetou que a demanda e a oferta global por petróleo devem se reequiibrar no segundo semestre e que produtores podem então precisar produzir um adicional de 2 milhões de barris por dia (bpd) para atender à demanda esperada.

Na terça-feira, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) já havia elevado sua projeção de demanda em 70 mil bpd frente ao mês passado, vendo agora a demanda subir para 5,95 milhões de bpd em 2021.

Sinais de forte recuperação econômica na China e nos EUA sustentaram os recentes ganhos nos preços, mas a lenta aplicação de vacinas no mundo e os crescentes casos de Covid-19 no Brasil e na Índia travaram o avanço do mercado.

“Contínuos problemas na aplicação de vacinas e casos globais perto do pico de janeiro provavelente colocarão um teto firme para a alta do petróleo no curto prazo”, disse Vandana Hari, analista de energia da Vanda Insights.

(Com reportagem adicional de Sonali Paul em Melbourne e Roslan Khasawneh em Cingapura)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH3D18D-BASEIMAGE

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

Tópicos

Updated