Por Laura Sanicola

NOVA YORK (Reuters) – O petróleo despencou nesta quinta-feira à medida que a previsão de um inverno menos rigoroso nos Estados Unidos travou uma alta que levou os preços a uma máxima de três anos acima de 86 dólares o barril no início da sessão, devido à oferta restrita e crise energética global.

Prevê-se que o inverno em grande parte dos EUA seja menos frio do que a média, de acordo com avaliação da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional, divulgada na manhã de quinta-feira.

“O relatório, indicando condições mais secas e quentes no sul e no leste dos Estados Unidos, está pressionando o complexo”, disse Bob Yawger, diretor de futuros de energia da Mizuho.

O petróleo Brent caiu 1,21 dólar para 84,61 dólares, após atingir a máxima da sessão de 86,10 dólares, também a máxima desde outubro de 2018. O petróleo dos EUA (WTI) fechou em queda de 0,92 dólar para 82,50 dólares.

Os preços subiram na quarta-feira, quando a Administração de Informação de Energia dos EUA relatou estoques de petróleo e combustível mais apertados, com os estoques no centro de armazenamento de Cushing, Oklahoma, caindo para uma mínima de três anos. [EIA/S]

O preço do Brent obteve forte alta de mais de 60% este ano, apoiado por um lento aumento no fornecimento pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados, conhecidos coletivamente como Opep+, e uma crise global de carvão e gás, que levou geradores de energia a mudarem para petróleo.

(Reportagem adicional de Alex Lawler, Rod Nickel e Yuka Obayashi)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH9K1AJ-BASEIMAGE