Faltando poucos dias para a Black Friday, consumidores já estão acompanhando os preços dos itens que pretendem comprar. Porém, podem ficar surpresos ao verificarem a variação dos valores nos dias que antecedem a data promocional.

Um estudo do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (Ibevar) apontou uma variação de até 70% semanas antes da Black Friday. Para chegar à conclusão, foram pesquisados 6.500 produtos em mais de 30 categorias entre junho e 15 de novembro.

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Segundo a Ibevar, o consumidor precisa ter muita atenção na compra dos produtos na Black Friday, verificando atentamente se de fato trata-se de uma promoção real. “Observa-se que 90% das remarcações acumuladas são de média intensidade (acima de 10%) ou fortes (acima de 25%)”, diz a pesquisa.

Ainda que os preços de alguns produtos tenham caído no começo do segundo semestre, a alta a partir de novembro foi generalizada e englobou todas as categorias.

A categoria Freezer chama a atenção pelo constante aumento, chegando a 63% na última verificação. Já o SmartBand teve redução nas primeiras 5 pesquisas, registrando aumento de 3,9% no dia 15 de novembro.

Faltando duas semanas para a Black Friday, o maior aumento registrado foi no Home Theater (69,6%), seguido do Freezer (63,5%), Ventidalor (46,3%), Microondas (+46%), Câmeras e filmadoras (+43,7%). Nesta verificação, nenhuma categoria registrou queda de preço. Das 30 categorias, dezoito tiveram subiram acima de 25%.

O gráfico mostrando o aumento de preços