São Paulo, 9 – O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, começou a divulgar semanalmente os preços médios da tilápia, que poderão servir de referência para o mercado. Conforme comunicado do Cepea, os dados estão sendo levantados pelo Cepea, com apoio da Peixe Br (Associação Brasileira de Piscicultura), entidade sem fins lucrativos, criada com a missão de expandir os conhecimentos sobre o mercado e de representar os interesses da cadeia produtiva.

O levantamento de preços por parte da Equipe do Cepea está sendo realizado em regiões em que a produção de tilápia é bastante representativa no Brasil, são elas: “Grandes Lagos” (Noroeste do estado de São Paulo e divisa com Mato Grosso do Sul), “Oeste do Paraná” e “Norte do Paraná”.

O Cepea está consultando diversos players da atividade, incluindo produtores e indústrias. O preço médio é referente ao valor pago ao produtor independente FOB (kg da tilápia pronta para abate, na propriedade).

O centro de estudos destaca que, assim como os outros preços divulgados pelo Cepea, os valores da tilápia levantados passam por tratamento estatístico, por meio do desvio-padrão, que tem como objetivo estipular limites mínimo e máximo de erro – ou seja, informações de negócios efetivos que estiverem fora do intervalo de dois desvios-padrão da média são excluídas.

Pesquisadores do Cepea ressaltam que a cadeia de tilápia é a mais importante da piscicultura brasileira, correspondendo a 60,6% da produção de peixes de cultivo no País. O Brasil é o quarto maior produtor global dessa espécie.

Produtores e demais agentes interessados em participar do levantamento do Cepea devem entrar em contato pelo e-mail tilapia@cepea.org.br ou telefone/WhatsApp (19) 3429-8859.