Giro

Preço dos carros continuam em alta, apesar de queda nas vendas

Crédito: Arquivo Agência Brasil/Marcelo Camargo

Preços de carros mantém tendência de alta em fevereiro. (Crédito: Arquivo Agência Brasil/Marcelo Camargo )

O mercado de venda de carros encerrou em queda no mês de fevereiro, conforme dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). No período foram licenciados 129 mil veículos, um recuo de 22,8% no comparativo com o mesmo período de 2021.

Apesar da queda nas vendas os preços subiram, segundo o Monitor de Variação de Preços da KBB Brasil, empresa especializada em preço de veículos novos e usados. Os grandes responsáveis foram os veículos seminovos (de 0 a 3 anos), com variação média de 2,96%, e os carros usados (de 4 a 10 anos), com alta de 1,87% em média. Já os carros 0 km sofreram variação de apenas 0,25%.



+ Reduzir o IPI é repetir uma tática antiga. Por que os resultados seriam diferentes desta vez?

Numa análise mais detalhada nos preços de veículos 0km, ocorreu uma variação de +0,36% nos Modelos 2022, enquanto os 2021 não tiveram variação expressiva. Esse cenário é bem inferior ao demonstrado durante todo o ano de 2021, quando os Modelos 2022 variaram 1,67% e os Modelos 2021 1,09% em média por mês.

carros
Veículos 0 km tiveram a menor variação de preços em fevereiro. (Crédito:Divulgação)

Seminovos

+ Confira 10 receitas para reaproveitar ou turbinar o arroz do dia a dia


No caso dos veículos seminovos e usados, houve um expressivo arrefecimento na inflação destas categorias em comparação com janeiro, mantendo a tendência de alta. Em relação aos seminovos, com até três anos de uso, aqueles com ano modelo 2020 foram os que mais subiram de preço em fevereiro: 4,21% em média, número que deixa esses veículos bem acima da variação apresentada em 2021, quando a alta foi de, em média, 1,06% ao mês.

carros
Variação de preços para os veículos seminovos. (Crédito:Divulgação)

Usados


Os carros usados, entre 4 e 10 anos de uso, tiveram uma variação de 1,87% – abaixo da média de 2,04% de variação mensal observada ao longo do ano passado. Dentre os anos modelos desta categoria, novamente os veículos de 2012 (igual ao mês de janeiro) foram os que mais subiram de preço em fevereiro, com variação de 2,66%.

carros
DivulgaçãoVariação de preços para os veículos usados. (Crédito:Divulgação)

O MVP de fevereiro da KBB Brasil analisou 26.376 versões disponíveis no mercado para fazer o levantamento.